Início Matérias Cidade Hospital da Unaerp recebe título de 'Hospital Amigo da Criança'

Hospital da Unaerp recebe título de ‘Hospital Amigo da Criança’

Título concedido pela Unicef reforça trabalho de incentivo ao aleitamento materno e cuidado com a mulher desenvolvido pela instituição

O Hospital Electro Bonini (HEB), da Universidade de Ribeirão Preto, recebeu a placa oficial de “Hospital Amigo da Criança”, reconhecimento resultante do trabalho de incentivo ao aleitamento materno e cuidado com a mulher desenvolvido na Maternidade Cidinha Bonini.

O título, concedido pelo Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foi entregue em uma sessão solene no Hospital, a qual contou com a presença de diretores e coordenadores da Instituição, além de representantes importantes da área da saúde da cidade e do estado de São Paulo.

a articuladora da Saúde da Mulher do Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto (DRS - XIII), Janaina Tintori; o diretor do DRS - XIII, Leandro dos Santos; a diretora administrativa do HEB, Lara Bonini; a coordenadora administrativa de Enfermagem do HEB, Dora Franco de Britto Ferreira; a coordenadora da Maternidade Cidinha Bonini, Claudia Baraldi; a assessora de gabinete da DRS - XIII, Adriana Ruzene; a coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Marisa Ferreira Lima da Silva, e a coordenadora da Saúde da Criança da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Roberta Ricardes Pires | Foto: Divulgação/Unaerp
Janaina Tintori (articuladora da Saúde da Mulher do Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto (DRS – XIII)); Leandro dos Santos (o diretor do DRS – XIII); Lara Bonini (diretora administrativa do HEB); Dora Franco de Britto Ferreira (coordenadora administrativa de Enfermagem do HEB); Claudia Baraldi (coordenadora da Maternidade Cidinha Bonini); Adriana Ruzene (assessora de gabinete da DRS – XIII); Marisa Ferreira Lima da Silva (coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo); e Roberta Ricardes Pires (coordenadora da Saúde da Criança da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo) | Foto: Divulgação/Unaerp

O reconhecimento teve um significado especial, já que aconteceu durante o Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

“O mês de agosto simboliza essa campanha, mas, para a gente, é o dia a dia – reforçamos essa importância todo dia com as mães, os pais, as famílias. Depois do parto, logo no primeiro momento de vida, o bebê já entra em contato com a mãe para criar esse vínculo, e depois elas fazem o acompanhamento da amamentação”, destaca a doutora Claudia Baraldi, coordenadora da maternidade.

Segundo o doutor Fernando Gomes, diretor técnico e clínico do HEB, o título é reconhecimento do trabalho humanizado realizado na Instituição. “Isso engloba uma série de atitudes que tomamos há anos, de um atendimento priorizando mãe e recém-nascido, no sentido de dar o melhor atendimento, o mais humano possível, no incentivo ao aleitamento materno, ao vínculo mãe e recém-nascido e, principalmente, à saúde dessa criança e dessa mãe”, enfatiza.

A coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Marisa Ferreira Lima da Silva, explica que o “Hospital Amigo da Criança” é importante para qualificar as ações dentro da maternidade, contribuindo para a redução das mortes maternas e um maior cuidado com essas mulheres.

“A iniciativa é internacional e o Hospital Electro Bonini atingiu todos os requisitos necessários para obter essa placa. Estamos muito contentes que mais um hospital do estado de São Paulo tem esse título”.

Em uma visita técnica ao Hospital, a enfermeira Janaina Aparecida Tintori, articuladora da Saúde da Mulher do Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto, observou que a assistência e a prática dos profissionais estavam adequadas as boas práticas de parto e nascimento e também ao aleitamento materno, identificando que a Instituição tinha grande potencial para receber o título.

“Fico orgulhosa que a Maternidade Cidinha Bonini conquistou esse selo, porque não só os profissionais da saúde se sentem reconhecidos, mas também todos os usuários que aqui vão ter seus bebês também serão acolhidos com muita responsabilidade e qualidade”.

Confira também: Leite materno ajuda a evitar infecção no ouvido de bebês

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!