Guerra?

O bom senso indicaria que os EUA e ainda mais o Irã não têm interesse em uma guerra. Infelizmente, os interesses de seus líderes, Trump e Khamenei, apontam na direção contrária

Trump enfrentará uma eleição neste ano. A história americana mostra que presidentes americanos em guerra se reelegem.

Já Khamenei e seu regime estão fragilizados e nada melhor do que a desculpa de unir o país contra um grande inimigo externo para esmagar opositores. No ano passado, as sanções econômicas americanas corroeram o poder de compra dos iranianos, causando grande insatisfação da população com o regime.

Com o governo precisando de dinheiro, o combustível teve um aumento de preço de 50% e a compra foi limitada a 60 litros por pessoa. Quem precisasse de mais combustível teria de pagar 300% mais caro. Em um dos maiores produtores de petróleo do mundo, esse aumento foi o combustível que faltava para a insatisfação popular.

Em novembro, pela primeira vez, aconteceram grandes protestos contra a ditadura religiosa que controla o país. Dezenas de postos de combustível, agências de bancos e repartições públicas foram incendiadas, a internet foi bloqueada e ao menos mil oposicionistas ao regime foram presos.

O êxito da operação americana em matar Suleimani expôs a vulnerabilidade da elite das Forças Armadas iranianas, desmoralizando e fragilizando Khamenei. Se ele não reagir ao ataque americano, sua fragilidade aumentará ainda mais, estimulando a oposição a derrubá-lo.

Khamenei está acuado e não parece ter outras opções para se manter no poder a não ser reagir ao ataque americano. Trump, por sua vez, passa por um processo de impeachment e tem eleições pela frente. Ele também não pode ser desmoralizado por uma eventual agressão iraniana sem revide.

Moral da história, uma escalada de agressões entre Irã e EUA pode não ser do interesse de iranianos, americanos e do mundo, mas os interesses dos líderes tanto do Irã quanto dos EUA parecem apontar para esta direção.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Ricardo-Amorim_Coluna-Economia.png

Ricardo Amorim
Economista, apresentador e palestrante 
Linkedin: ricardoamorimricam
Instagram: @ricamorim
www.ricamconsultoria.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!