Início Matérias Gourmet Fondue e vinho: como fazer essa combinação tão especial?

Fondue e vinho: como fazer essa combinação tão especial?

O sommelier Marco Tegano conta um pouco mais da origem da Fondue e dá dicas de como fazer a melhor harmonização com vinho a fim de destacar ambos os sabores

O inverno chegou, trazendo temperaturas mais baixas e, com elas, a vontade (e desculpa perfeita!) de apreciar receitas especiais, como é o caso da fondue. Acompanhada por um vinho, então… é um encontro perfeito! Mas de onde vem tamanha perfeição? Como garantir que nenhum dos sabores se perca?

A origem da Fondue

Derivada da palavra francesa “fondre”, que significa “fundido” ou “derretido”, a fondue é um prato cujas origens são encontradas nas montanhas dos Alpes Suiços – região reconhecida por seu frio intenso, bem como pela grande produção de queijo. Essa iguaria, por sua vez, é a matéria-prima mais famosa usada para o prato.

Na receita mais tradicional, mistura de queijos resulta na deliciosa textura da fondue | Crédito: Divulgação

Ao mesmo tempo, a receita mais conhecida é a “moitié-moitié”. “Ou seja, ‘metade-metade’, na qual é usada parte do queijo Gruyère com parte do Emmental. A mistura resulta naquele sabor e textura tão especiais. Mas existem outras versões e combinações de queijo”, lembra Marco Tegano, sommelier do Emporium Fiúsa, em Ribeirão Preto.

Harmonização com vinho

Se você tivesse que associar uma bebida com a fondue, qual seria? Grandes chances da sua resposta ser o vinho, especialmente do tipo tinto. Essa é a combinação mais comum por quem aprecia os dois sabores.

Contudo, Tegano explica que, em termos de harmonização, é o vinho branco o mais recomendado para essa combinação. “O vinho branco tem a acidez certa, que dá aquela sensação de vivacidade, quando salivamos, conversando perfeitamente com o sabor da fondue”. Ele ainda recomenda que o rótulo escolhido possua, como uma das principais características, corpo médio a fim de equilibrar com a textura do prato.

Ainda segundo o sommelier, o vinho branco mais famoso para essa combinação é o suíço fendant. Mas não pense em sair correndo para comprá-lo, já que ele é bem difícil de ser encontrado.

fondue vinho branco 1 | Crédito: Divulgação
Vinho branco do tipo fendant é o mais recomendado para acompanhar a Fondue | Crédito: Divulgação

“Outros vinhos brancos também combinam perfeitamente. Pode ser um de uva Chardonnay do Novo Mundo (Chile e Argentina, preferencialmente); pode ser um Chardonnay da Borgonha, na França, que ficará divino”, destaca o especialista.

Uma chance ao vinho tinto

Para os amantes do tipo avermelhado, a dica é buscar um rótulo que seja jovem, frutado e com boa acidez. “De preferência, é bom que ele não tenha passado por barrica de carvalho, porque assim mantém o frescor”, destaca Tegano.

Caso a garrafa que você tenha em casa tenha passado pela barrica, vale torcer para que o sabor da fruta ainda se sobreponha, bem como o frescor da bebida.

Para conferir mais dicas sobre vinho e harmonização, confira o perfil do sommelier Marco Tegano no instagram: @teganowine

E aí, pronto para tentar uma harmonização? Santé!

Saiba mais: Dicas rápidas para harmonizar vinhos e diferentes pratos
Assista também: Elegância do design europeu: Do automobilismo à moda | ZummPlay

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!