Início Matérias Cultura Filmes para curtir o carnaval sem sair do sofá

Filmes para curtir o carnaval sem sair do sofá

Enquanto a vacina não chega a todos os brasileiros, 2021 já ficará na história por ser um ano sem carnaval. Mas ‘bora matar a saudade da tradicional festa brasileira?

Infelizmente, sem vacina para todos, nada de folia! Assim, contrariando a famosa canção de Sérgio Sampaio, ninguém botará o bloco na rua este ano e 2021 ficará eternamente conhecido como “o ano que não teve carnaval”. Mas isso não quer dizer que você precisa deixar o espírito carnavalesco de lado. Nada disso! Que tal maratonar filmes que retratam ou se passam em meio à maior festa brasileira?

Uma ótima maneira de esperar a folia em período de isolamento social é assistir aos filmes nacionais que enaltecem a diversidade brasileira e colocam na rua (mesmo que dentro da TV) o samba, os desfiles e os famosos bloquinhos que tanta alegria levam a todos.

Prepare a pipoca e caia nessa folia!

Pai em Dobro

No filme lançado em janeiro pela Netflix, Maísa Silva interpreta Vicenza, uma adolescente de 18 anos que foi criada em uma comunidade hippie. Mesmo na vibe “paz e amor”, algo não está em harmonia na vida: a garota não sabe quem é seu pai. Mas decidida a descobrir, ela sai em busca desse homem e, para sua surpresa, acaba encontrando dois! O filme se passa no Rio de Janeiro com ritmo de carnaval, embalado por canções de Nina Fernandes, Melim, Rubel e Anavitória.

Mulheres do Brasil

Com uma história que, na verdade, são várias, o filme conta sobre a vida de cinco mulheres, que vivem em diferentes cidades do Brasil. Com vários pontos em comum, cada uma tem sua própria trajetória, marcada por traços das culturas regionais e, claro, o carnaval.

Ó Paí, Ó

Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador (BA), tudo é compartilhado pelos moradores, especialmente a paixão pelo carnaval. Ah, eles também são unidos pelo sentimento de antipatia pela síndica do prédio, a Dona Joana. Nesse balaio, todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias do carnaval, seja trabalhando ou brincando.

Damas do Samba

Desde que o samba surgiu no Rio de Janeiro, a presença feminina nessa arte foi fundamental, tanto na sua criação, quanto manutenção e perpetuação até os dias de hoje. Musas, pastoras, tias, compositoras, passistas, madrinhas, mulatas, intérpretes e até mesmo operárias, elas formam um painel de cores, sentimentos e sons na representação da cultura carnavalesca. Esse é o tema da obra “Damas do Samba”, que faz um breve passeio pela história de algumas dessas mulheres, reverenciando e reconhecendo a sua força.

Trinta

Baseado na história da vida do carnavalesco Joãosinho Trinta, esse filme mostra a trajetória do artista, do anonimato ao sucesso. Narrando desde o início de sua carreira, como bailarino no Rio de Janeiro, somos levados até seu papel de carnavalesco da Acadêmicos do Salgueiro, famosa escola de samba carioca.

Orfeu Negro ou Orfeu do Carnaval

Baseado em Orfeu da Conceição, peça de Vinicius de Moraes, o filme de Marcel Camus conta a história da trágica paixão do sambista Orfeu por Eurídice. Os dois se conhecem durante o carnaval no Rio de Janeiro e se apaixonam, mas Orfeu tem uma noiva ciumenta. De acordo com uma antiga lenda, o amor do casal é acompanhado de perto pela morte – mas o herói é capaz de tudo para salvar a sua grande paixão.

Todo Carnaval Tem Seu Fim

Em pleno carnaval, Carol descobre que foi traída por Beto. Suas melhores amigas, inconformadas, decidem arrastá-la para a folia. Enquanto isso, Beto e seu amigo Diego saem em busca de uma solução para reparar seu erro.

Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar

Na cidade de Toritama, considerada um centro ativo do capitalismo de Pernambuco, mais de 20 milhões de jeans são produzidos anualmente em fábricas caseiras. Orgulhosos de serem os próprios chefes, os proprietários dessas fábricas trabalham sem parar em todas as épocas do ano, exceto no carnaval. E quando, finalmente, chega a semana de folga, eles vendem tudo que acumularam e descansam em praias paradisíacas.

Leia também: 3 filmes para assistir na Netflix enquanto degusta um bom vinho
Aprenda: Como usar tons neon?

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!