Início Matérias Educação 'Febre' entre as crianças, Push Pop It é exercício para o cérebro

‘Febre’ entre as crianças, Push Pop It é exercício para o cérebro

Psicopedagoga do Sistema Hapvida comenta sobre os benefícios do Pop It, entre os quais está a canalização de emoções

Com diversas cores, tamanhos e formas, o Push Pop It é uma ‘febre’ entre as crianças. O brinquedo, que é cheio de bolinhas e lembra a sensação de apertar plástico-bolha, proporciona muito mais que diversão; ele oferece benefícios sensoriais e motores às crianças, segundo Lucilene Almeida, psicopedagoga do Sistema Hapvida (do qual o Grupo São Francisco faz parte).

“O Push Pop It é uma excelente ferramenta sensorial para relaxar e proporcionar interação sensorial. Além disso, o brinquedo exercita o cérebro para conseguir manter equilíbrio e realizar atividades que requerem movimentos precisos e rápidos”, explica a especialista, destacando ainda a importância lúdica do brinquedo como um recurso metodológico essencial na aprendizagem.

Ela esclarece também que os diversos designs do brinquedo têm uma ligação direta com a área do cérebro que se pretende desenvolver, estimulando a parte sensorial por meio do toque e da mudança de posição das bolinhas.

“O desenvolvimento infantil é um processo dinâmico, que consiste na construção, aquisição e interação de novas habilidades, que são advindas da remodelação do cérebro, conhecida como plasticidade cerebral”.  

Apesar dos benefícios, Push Pop It deve ser usado com moderação | Foto: Divulgação
Apesar dos benefícios, Push Pop It deve ser usado com moderação | Foto: Divulgação

Assim, por exemplo, as cores exercem influência sobre os indivíduos, sendo que algumas evidências científicas indicam que elas podem afetar diretamente o centro das emoções.

“Cada um de nós responde às cores de uma forma diferente. As crianças tendem também a serem atraídas não só pelas cores, mas pelas formas, o que influencia no processo de desenvolvimento cognitivo e imaginário mais íntimo, profundo e até inconsciente”, pondera Luciele.

Pop It com moderação

A psicopedagoga do Sistema Hapvida afirma que o Push Pop It é um brinquedo adequado para qualquer faixa-etária, mas sugere supervisão do manuseio para crianças menores de 2 anos.

“Fazendo um paralelo entre o celular ou um tablet, esse brinquedo tem muito menos estímulo, o que de alguma forma tem um efeito mais calmante; mas o uso em excesso não faz bem. Isso porque pode gerar dependência na criança”, esclarece Lucilene.

Leia também: Ateliê estimula habilidades das crianças no contraturno escolar

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!