Exame pode substituir cateterismo cardíaco em pacientes selecionados

1266

A angiotomografia das artérias coronárias é um exame que avalia a anatomia coronariana de maneira rápida e não-invasiva

Angiotomografia das artérias coronárias é um exame de tomografia computadorizada com contraste que possibilita avaliar a anatomia cardíaca, especialmente a coronariana, de maneira rápida, detalhada e não-invasiva, permitindo o diagnóstico de obstruções e de outras doenças das coronárias.

Os pacientes que mais se beneficiam desse exame são aqueles que necessitam de uma investigação de dor no peito ou angina, mas não preenchem critérios de gravidade para a realização de um cateterismo cardíaco – que é um exame de maior complexidade, mais invasivo e com maior chance de complicações. Nesses casos, a angiotomografia de coronárias é capaz de fornecer as mesmas informações, sobre a presença e a gravidade de uma possível obstrução das artérias coronárias, porém com maior conforto para o paciente.

A fim de se realizar a angiotomografia, é necessário que os batimentos do coração estejam bem controlados (frequência cardíaca entre 55 e 60 batimentos por minuto), o que pode ser conseguido com o uso de medicações antes ou no momento do exame. O tempo total de duração do exame é inferior a 10 minutos, sendo que, durante a sua realização, um médico cardiologista especializado em imagem estará sempre presente.

Sem dúvida, esse é mais um exame inovador que a MED – Medicina Diagnóstica oferece em Ribeirão Preto, um grande centro de excelência médica.

 

Dra. Maria Fernanda Braggion Santos|CRM/SP 121049
Médica da equipe de especialistas da
MED – Medicina Diagnóstica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui