Início Matérias Beleza & Bem-estar Eu preciso mesmo lavar o cabelo todos os dias?

Eu preciso mesmo lavar o cabelo todos os dias?

Ou será que é para lavar dia sim, dia não? Tem frequência certa de lavar o cabelo? Especialista esclarece as principais dúvidas sobre o tema

No fim do dia, quando tudo que deseja é se jogar no sofá, você já deve ter se perguntado: eu preciso mesmo lavar o cabelo hoje? Especialmente entre as mulheres, essa uma questão que se repete muitas vezes, já que exige tempo e uma série de cuidados. Então, de uma vez por todas: é realmente necessário lavar os cabelos todos os dias?

Depende! Mas, calma – essa resposta insatisfatória não acaba aí e quem explica melhor é o médico Ademir Leite Junior, que é tricologista (especialidade médica que cuida e soluciona os problemas dos cabelos e do couro cabeludo). Segundo ele, o que determina uma frequência “certa” é a reação dos fios.

“Se não há excesso de oleosidade, acúmulo de resíduos e existe condição favorável do couro cabeludo, assim como dos fios, é possível espaçar as lavagens, sem problemas. Em longo prazo, aconselho manter atenção a qualquer mudança nos fios e no couro cabeludo e ter uma limpeza eficaz a cada lavada, da mesma forma na escolha dos produtos”, destaca.

Para essas pessoas, com couros cabeludos saudáveis, lavar o cabelo apenas uma ou duas vezes por semana já pode ser suficiente.

Lavagens mais frequentes

Entretanto, existem casos opostos. O especialista cita o exemplo de esportistas ativos que, pela condição de alta performance diária, veem como automático lavar os cabelos todos os dias. E até pessoas que trabalham o dia todo em locais fechados e fresquinhos e, mesmo assim, sentem tal necessidade.

Lavar o cabelo com mais frequência não é prejudicial | Foto: Divulgação

“Além da vontade individual de cada um e do estilo de vida, é preciso observar as características do couro cabeludo e como reagem pós-lavagem. Já atendi casos de couros cabeludos que não conseguem chegar ao final do dia sem se mostrarem sujos, irritados ou ensebados”, aponta.

Inclusive, o tricologista aproveita para esclarecer que não é prejudicial lavar o cabelo mais de uma vez por dia. Mas alguns cuidados são essenciais para preservar os fios e o couro cabeludo.

“Recomenda-se que, em apenas uma das lavadas, seja usado xampu e nas demais apenas água corrente e, de preferência, em uma temperatura mediana. A verdade é que não há nenhuma comprovação de que seja prejudicial lavar os cabelos mais de uma vez ao dia”, afirma.

Sem mitos para lavar o cabelo

Por fim, o especialista lembra outros mitos relacionados à lavagem dos cabelos. Segundo ele, os exemplos citados a seguir são mitos porque não há confirmação científica para nenhum deles:

  • Lavar os cabelos todos os dias apodrece os fios (ou as raízes);
  • Lavar antes de dormir pode aumentar a queda capilar;
  • Lavar enquanto está menstruada faz mal.

“Acredito que realmente não há uma regra a ser seguida. A verdade é que cada um deve seguir lavando seus cabelos da maneira como se sente melhor”, finaliza Ademir Leite Junior.

Leia também: Unhas de acrílico: descubra como é feita essa técnica de alongamento
Assista: A moda brasileira pós pandemia

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!