Início Matérias Esportes Esporte de verão ou que veio pra ficar? Descubra o beach tennis

Esporte de verão ou que veio pra ficar? Descubra o beach tennis

Se você é de Ribeirão Preto e região, deve ter um amigo que joga. Ou um amigo de um amigo que nunca sai da quadra de areia. Mas com certeza já ouviu falar do beach tennis. Caso contrário, agora ficar por dentro sobre essa modalidade que vem atraindo cada vez mais praticantes

Talvez, sua grande associação com o verão seja o local onde é praticado, bem como suas regras que remetem, muitas vezes, ao vôlei de praia. Mas o objetivo central do beach tennis central é simples: manter a bolinha no ar – ou derrubar na quadra adversária -, usando raquetes próprias da modalidade.

“Sempre pratiquei atividades físicas, mas o beach tennis faz algo que não vi nenhum outro esporte fazer. Ele é lúdico. Você não percebe que está fazendo exercício. Só pensa na bola. Vira até uma terapia”, exalta a digital influencer Arine Pellegrini, que, diferente da turma que descobriu o esporte recentemente, já o pratica com regularidade há 10 anos.

beach_tennis_Arine_Pellegrini | Foto: Arquivo pessoal
Segundo Pedro, o esporte oferece muitos benefícios | Foto: Arquivo pessoal

Só vantagens

Para Arine, o esporte oferece muitos benefícios, que não se restringem à parte física. Nesse quesito, contudo, ela ressalta que, por mais simples que seja, o beach tennis trabalha muito explosão, sendo um ótimo aeróbico e fortalecedor muscular (principalmente devido à areia fofa).

Casado com Arine e praticando o esporte ao seu lado desde 2011, o empresário Pedro Lupo também enfatiza o caráter explosivo do esporte, mas destaca a melhora do reflexo, do equilíbrio e da coordenação que ele provoca.

“Fui atleta de triatlhon por mais de 10 anos. Tinha patrocínio, treinador, clube e tudo mais. Treinar era obrigação! Hoje, com o beach tennis, mesmo que eu ainda corra sempre, sinto que essas outras habilidades foram desenvolvidas”, avalia.

Ele, assim como a esposa, foi apresentado ao esporte por um tio da influencer, que comprou um kit de beach tennis para iniciantes a fim de que toda a família pudesse jogar junto.

beach_tennis_Arine_Pellegrini | Foto: Arquivo pessoal
Arine e Pedro jogam juntos sempre que podem Foto: Arquivo pessoal

“Na época, a modalidade estava começando em alguns clubes no estado e passamos a jogar no Guarujá. Logo na sequência, formou-se um point da modalidade na Enseada – que hoje é enorme. Jogávamos apenas no litoral nas férias de verão, feriado ou até em julho. Mas a modalidade chegou a Ribeirão em 2017 e finalmente passamos a praticar quase que diariamente”, lembra Arine, revelando ainda que a identificação com a modalidade foi instantânea.

Esporte democrático

beach_tennis_Arine_Pellegrini | Foto: Arquivo pessoal
Pedro em partida de beach tennis | Foto: Arquivo pessoal

O casal ressalta como qualidade muito atraente do esporte o fato de ele poder ser jogado por todas as pessoas, sem um perfil específico. Pedro afirma que a modalidade integra – inclusive favorece interação com pessoas novas.

Já Arine enfatiza o quão rápido é possível tornar a prática um hábito. “O mais legal é ele ser democrático. Gente de toda idade pratica, joga junto. Quem começa a jogar agora, daqui a três meses estará jogando como alguém que joga há anos. A curva de aprendizado é muito rápida comparada com a de um esporte como o tennis de quadra”, conta.

A influencer não ignora que a dificuldade também depende dos objetivos de cada jogador – ela, por exemplo, vem treinando para ser cada vez melhor e, se possível, evoluir para jogar profissionalmente. “Por enquanto, os planos para esse ano são jogar na categoria A”.

Areia no lugar de chão duro… única diferença?

Não é apenas o tipo de quadra que torna o beach tennis diferente do tennis “regular”. As diferenças podem ser sutis – como a bolinha – ou radicais – como o tamanho de quadra e a dinâmica do jogo (bola no ar versus bola quicando no chão). Até quando parece igual, não é bem assim: na pontuação, também contada no formato 0/15/30/40, o famoso 40×40 é chamado de ponto decisivo. Quem o conquista, ganha a partida.

beach_tennis_Arine_Pellegrini | Foto: Arquivo pessoal
Arine pratica beach tennis há 10 anos | Foto: arquivo pessoal

Outros aspectos práticos do esporte são:

  • Quadra: toda de areia, com tamanhos que variam de acordo com as equipes (individuais ou em dupla).
  • Rede: deve possuir altura de 1,70m. E detalhe: precisa ser uma rede específica (diferente da de vôlei, por exemplo) para a bolinha não passar pelo meio dela.
  • Bolinha: Possui um material igual a de tennis de quadra, mas é diferente em pressão (50% despressurizada) e nas cores (sempre metade amarela e metade laranja, de modo a melhorar a visibilidade em condições de claridade muito forte).

E tem mais: “O tennis é mais silêncio, clássico, com movimentos longos, minuciosamente perfeito para a bola fazer a trajetória exata. Se você não tiver alguém do seu nível para jogar, não dá jogo. Quem vem do tennis e passa a jogar beach tennis acha muito fácil a adaptação. São movimentos curtos, rápidos, raquete alta, tem a areia e é um jogo mais divertido. Quem não vem de esporte nenhum também logo joga bem, só questão de adaptar ao tempo da bola”, avalia Arine.

Dicas de beach tennis

Para quem deseja começar no beach tennis, a digital influencer tem uma dica simples: comece! “Se você já tem alguma habilidade com bola, vá em uma arena ou na praia e peça para jogar e conhecer. Caso contrário, marque uma aula experimental para ver o que acha. Só posso dizer que todos que vi até hoje experimentarem o esporte não pararam mais”.

Pedro também aconselha o mesmo caminho, lembrando tudo que os praticantes têm a ganhar: “Logo você perceberá os benefícios do esporte, no físico, no psicológico e até no social. Fará novos amigos e certamente reencontrará velhos amigos. Ah, e assim que puder, comece a fazer aulas. Aulas dão orientações importantes para a prática do esporte e aceleram o aprendizado”, afirma.

Quem deseja saber mais do esporte e ter dicas, pode acompanhar o perfil de Arine no Instagram (@arinepellegrini), no qual ela sempre faz postagens sobre o tema. Ela ainda administra o perfil @beachtennis_rackets, aberto especificamente para discutir e ensinar sobre as diferentes raquetes.

beach_tennis_Arine_Pellegrini | Foto: Arquivo pessoal
Arine Pellegrini durante partida de Beach Tennis | Foto: Arquivo pessoal

Leia também: Percorrendo a vida com uma bicicleta
Assista: Salada de Folhas com Nectarina

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!