Maria Cecília Migliorini de Oliveira Lima, Diretora pedagógica do colégio Arte do Museu | Crédito: Rafael Cautella

Equilibrando as atividades dentro e fora da sala de aula

POR Redação 22 de junho de 2022
EDITORIAS QUE PODEM TE INTERESSAR

Transformar a sala de aula em todo um universo a cada tópico abordado: este é um dos desafios dos docentes da atualidade, cumprido por profissionais que aliam competência e criatividade

Por Maria Cecília Migliorini de Oliveira Lima, Diretora pedagógica do colégio Arte do Museu

Sempre há algo de mágico e único na aventura de sair do espaço controlado da escola e desvendar o mundo na companhia de colegas e professores.

No mês de junho os alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental partiram para uma aguardada viagem a São Paulo. As excursões planejadas pela Escola Arte do Museu sempre são um evento. Pensadas com meses de antecedência, temos o carinho e cuidado de promover experiências verdadeiramente significativas para os alunos, especialmente após um período em que qualquer atividade coletiva estava fora de questão.

Foto Divulgação

Para tanto, é preciso um fino equilíbrio entre atividades didáticas e vivências, reservando, inclusive, certo espaço para o inesperado, pois são nesses momentos que o crescimento realmente acontece. Desse conjunto, surgem as mais belas cenas. Um aluno apreciando as obras expostas na Pinacoteca, indagando ao amigo do lado se ele teve a mesma interpretação sobre a intenção do artista. Outra turma desvendando o mundo de palavras do Museu da Língua Portuguesa, com a cumplicidade de sua professora de Português. Ou, ainda, todos compartilhando, coletivamente, o deslumbramento da imersão nas cores de Van Gogh, sentindo a potência física de estar experimentando algo muito especial com seus pares.

São essas as memórias que tentamos produzir aqui, na Escola do Gato; seja em Ribeirão Preto, São Paulo ou em qualquer outro lugar que ofereça a oportunidade de perceber que o mundo é muito maior – e mais belo – do que o quintal de nossas casas.

TAGS
PUBLICIDADE
COMPARTILHE

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATÉRIAS QUE VOCÊ PODE GOSTAR
PUBLICIDADE
COMPARTILHE