Empresas precisam encontrar novos caminhos para chegar ao público

Em tempos de crise, os negócios e as marcas que souberam reinventar suas ações de marketing conseguiram manter o engajamento e alavancar as vendas

Recentemente, o economista e estrategista Ricardo Amorim avaliou que a sociedade se encontra em um cenário no qual, diante de transformações cada vez mais significativas, “chacoalhadas” na economia acontecerão com mais frequência. A avaliação vai ao encontro das previsões para 2021 da Forrester, empresa norte-americana de pesquisa de mercado sobre o impacto da tecnologia.

De acordo as tendências apontadas, negócios e marcas terão que reinventar suas estratégias para lidar, especialmente, com o “novo” consumidor, que está redefinindo seu consumo e envolvimento com o que consome; com o “fazer mais com menos” na área de marketing; e, ainda nesse setor, integrar, cada vez mais, as ações com a experiência do cliente.

Em outras palavras, Amorim afirma que, para lidar com a situação, será imprescindível que as empresas (sejam elas grandes ou pequenas) adotem realmente a inovação como parte de seus processos: “[são essas que] têm uma capacidade muito maior de adaptação em momentos nos quais transformações grandes acontecem. É só ver aquelas que mais cresceram na pandemia”.

A gigante Nike, por exemplo, não esperou para ver as consequências em longo prazo da quarentena e decidiu ousar na sua loja na capital francesa. Em 8.000m², a marca utiliza, desde outubro, tecnologias digitais para contar sua história e demonstrar seus produtos. Storytelling, salas para prática de atividade física e uma das maiores coleções de tênis da Nike de toda a Europa fazem parte do espaço.

Reinvenção no interior

Mas não precisamos ir tão longe. Em Ribeirão Preto (SP), a Perplan, empresa de urbanismo e incorporação, intensificou sua atuação digital durante 2020 em diferentes frentes, mostrando que é possível inovar até no mercado imobiliário.
Tendo sido pioneira, na cidade, no uso de realidade virtual para tour em apartamentos decorados, a empresa inovou mais uma vez lançando, em setembro deste ano, uma plataforma 100% digital para a venda de mais de 500 lotes no lançamento do bairro Villas do Mirante. As estratégias resultaram em 90% dos lotes vendidos em apenas 1 hora.

“Os atendimentos digitais sempre existiram, mas foram intensificados, tanto que tivemos um aumento de 13% no nosso market share das vendas originadas por meios digitais”, destaca Vanessa Mendes, coordenadora de marketing.

Como apontado por Ricardo Amorim, o bom desempenho da Perplan também esteve relacionado com sua velocidade de resposta, uma vez que eventos pré-programados foram rapidamente adaptados para a versão digital, assim como o trabalho de toda a equipe. Foram realizados ainda projetos de lives e lançado um documentário em quatro episódios, chamado “Vida de Corretor”, que faz uma homenagem à profissão de corretor de imóveis por meio de histórias reais.

Mas as inovações da Perplan não ficaram apenas no universo digital. Para comemorar o aniversário de sua terra natal, a urbanizadora desenvolveu uma ação cultural nas alturas: um passeio de helicóptero para quem contasse a melhor história vivida em Ribeirão Preto. A conformidade, de maneira criativa, às normas de prevenção durante a pandemia dessa atividade também foi inspiração para um voo de balão, usado como estratégia para que o blico conhecesse a região onde está sendo construído o Villas do Mirante.

“Reinventar-se faz parte do processo de crescimento e de perenidade de uma organização. A Perplan soube cumprir o seu dever de casa, porque inovar e agir em multicenários estão entre as nossas características”, frisa Rodrigo Camargo, diretor comercial e de marketing da Perplan.

Janelas CasaCor

A novidade do momento é a participação da Perplan com espaços decorados próprios no circuito de exposição “Janelas”, iniciativa em parceria com a CASACOR, a mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas.
Os ambientes estão abertos para visitação até 20/12, no Espaço da Perplan (Av. Giuseppe Cilento, 1.881), todos os dias, das 9h às 19h.

No local, há dois decorados pelo projeto, além de salas que integram o próprio Espaço da Perplan, como uma sala conceito de apresentação do empreendimento de alto padrão Marquises Park Residence e o apartamento decorado de 132m² do recente lançamento THZ 2965.

Comente a Respeito

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Rede Social

11,645FãsCurtir
28,890SeguidoresSeguir

Muito +

Naturalmente chic

Os ares do outono trazem looks descomplicados para curtir dias, texturas aconchegantes e cores neutras para embalar dias de paz e sossego...

Presunto com sabor sem igual

Agradando diversos paladares ao longo do tempo, o presunto de Parma – ou Prosciutto di Parma, como é conhecido na Itália –...

Qualidade e rapidez na entrega é com a Famosa

A Famosa Pizza, em seus mais de 12 anos de atividade, reúne o que há de melhor em pizzas em Ribeirão Perto:...

Tradição familiar em forma de clássico

Saber apreciar os bons momentos da vida é saber prezar sabores e aromas. No Bar do Nelson, você encontra sabor para todos...

Edifício assinado por João Armentano é entregue em Ribeirão

Com torre única, inspirada em modelos internacionais de design, o novo empreendimento segue a proposta da Bild Exklusiv, marca premium da construtora
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!