Início Matérias Saúde Eleições 2020: pandemia exige maior cuidado na hora de votar

Eleições 2020: pandemia exige maior cuidado na hora de votar

Já está por dentro de como deve proceder na hora de votar? Entre as novas regras, eleitor deve usar máscara e levar a própria caneta

Neste domingo, dia 15 de novembro, os brasileiros vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores. Porém, diferente de outras eleições, deverão ser adotadas medidas extras para combater a transmissão da Covid-19 na hora de votar.

O médico Fernando Chagas, infectologista do Sistema Hapvida (do qual o Grupo São Francisco faz parte) lembra que as principais recomendações para esse processo eleitoral em meio à pandemia do novo coronavírus são:

  • usar máscara;
  • manter o distanciamento;
  • e levar a própria caneta para evitar contato.

“É importante lembrar que uma das principais formas de transmissão é o toque. Sendo assim, não serão disponibilizadas canetas, porque podem vir a se tornar vetores para transmissão da doença. Já os documentos devem ser apenas apresentados, sem que o mesário os toque”, explica.

Fernando Chagas, infectologista do Sistema Hapvida | Crédito: Divulgação
Fernando Chagas, infectologista do Sistema Hapvida | Crédito: Divulgação

O infectologista frisa ainda que é indispensável o uso da máscara e lembra a necessidade de levar uma reserva e dois sacos para o manuseio correto entre a usada e a limpa. “Caso seja necessária a troca, não coloque a máscara em nenhum tipo de superfície. Se sujar ou umedecer o ideal, é trocar imediatamente”, adverte.

Na hora de votar

Dessa vez, a Justiça Eleitoral também ampliou o período de votação, que será de 7h às 17h, para evitar aglomerações. A orientação é que das 7h às 10h compareçam às seções, preferencialmente:

  • idosos;
  • pessoas em grupo de risco comprovado;
  • e candidatos e profissionais que estejam atuando junto ao processo eleitoral.

“É recomendado, tanto antes quanto depois da votação, permanecer com a máscara, lavar as mãos e manter o distanciamento. Evite filas na hora de votar, mas caso haja, se afaste, dê um tempo e evite tocar superfícies”, finaliza o infectologista do Hapvida.

Leia também: Urgente: Banco de Sangue de Ribeirão precisa de doadores
Assista: Salada Refrescante de Melancia

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!