A saúde mental é tema do documentário "O Santa e o Francisco", que estará disponível no canal TV UNAERP, no YouTube | Créditos: Freepik

Documentário sobre o Hospital Santa Tereza discute saúde mental

POR Redação 15 de março de 2022
EDITORIAS QUE PODEM TE INTERESSAR

Após o lançamento, no dia 15, produção audiovisual “O Santa e o Francisco” ficará disponível no canal da TV Unaerp, no YouTube

Um dos temas mais discutidos da contemporaneidade, a saúde mental é o assunto central do documentário “O Santa e o Francisco”, que será apresentado no Teatro Bassano Vaccarini, na Unaerp, na terça-feira (15), às 19h. Ao contar a história do paciente Francisco, o audiovisual narra a trajetória de um dos hospitais psiquiátricos mais importantes e antigos do país, o Hospital Santa Tereza, de Ribeirão Preto. A história traz ao público o ambiente que abriga, há 30 anos, vivências de superação, vidas que foram reconstruídas entre aquelas paredes, e outras que ali encontram paz e acolhimento.

Segundo a diretora técnica de Saúde III, do Hospital, Cláudia Regina Somera, a ideia do projeto audiovisual nasceu com o objetivo de mostrar para a sociedade, o sucesso de um método substitutivo da internação psiquiátrica, como a residência terapêutica. “Todos os pacientes podem apresentar possibilidades de produção de vida, com o incentivo e investimentos adequados. As pessoas que são portadoras de transtornos mentais podem levar uma vida normal”, diz. Cláudia ainda afirma que quem ficou institucionalizado pode retornar ao meio social e ser reconhecido como cidadão. “Não podemos esquecer que o morador da residência terapêutica é uma pessoa como qualquer um de nós”, completa.

Realizada entre 2020 e 2021, a produção do documentário foi difícil e com vários desafios por conta das restrições impostas pela pandemia. No entanto, a oportunidade de conhecer a impactante história de vida de Francisco, que viveu mais de oito anos nas ruas e conseguiu vencer as “pancadas do mundo” com o auxílio dos profissionais do Hospital Santa Tereza, foi gratificante e traz um ensinamento de luta, segundo a coordenadora da TV Unaerp e diretora do documentário, jornalista Flávia Martelli. “É acreditar no ser humano, o que muitas vezes falta para nós; dar uma chance de vida para todas as pessoas que passam por um problema assim como ele passou, e teve ajuda. Ver essa recuperação dele é muito bonito, traz uma esperança para todos nós”, afirma.

O evento da próxima terça-feira é uma sessão solene com a presença da comunidade acadêmica e colaboradores do Hospital Santa Tereza. Após o lançamento, o documentário ficará disponível no canal da TV Unaerp, no YouTube, e também será veiculado no canal 10 da NET.

Sinopse: O que nos diferencia de pessoas que estão internadas em hospitais psiquiátricos? A história de Francisco se encontra com a trajetória do Hospital Santa Tereza e ultrapassa os muros da segregação rumo a uma vida de possibilidades e liberdade. Um filme que discute o modelo de tratamento da saúde mental e quebra paradigmas e preconceitos.

Cartaz do filme “O Santa e o Francisco” | Créditos: Divulgação

Leia mais: Cinco filmes concorrentes ao Oscar para assistir na Netflix

TAGS
PUBLICIDADE
COMPARTILHE

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATÉRIAS QUE VOCÊ PODE GOSTAR
PUBLICIDADE
COMPARTILHE