Início Matérias Cidade Direto de Ribeirão Preto, lutador se prepara para combate na Rússia

Direto de Ribeirão Preto, lutador se prepara para combate na Rússia

Alan Gomes enfrentará o russo Azan Gafurov pelo campeonato ACA MMA. Se vencer, o lutador brasileiro da Team Nogueira ficará mais perto de se classificar para o UFC

As próximas semanas prometem ser intensas para o lutador Alan Gomes, que literalmente vem batalhando por resultados que o classifiquem para o UFC (Ultimate Fighting Championship): “até porque participar desse torneio é o sonho de todo lutador”, afirma o atleta de 25 anos. Para atingir esse objetivo, ele enfrentará o russo Azan Gafurov, em 3 de abril, no ACA (Absolute Championship Akhmat) MMA. A luta acontecerá em Moscou, capital da Rússia.

Organizado há seis anos, o campeonato é considerado o maior evento de luta da Europa e o 3º maior do mundo – atrás apenas do Bellator MMA e do UFC. Essa será a 5ª vez que Alan participará na categoria peso-pena. Sendo assim, até o momento da pesagem – um dia antes da luta –, ele não pode ultrapassar os 57,2kg. “Os oponentes que enfrentei das últimas vezes e este que vou enfrentar já disputaram o cinturão do evento entre eles. Então, essa luta me classifica mais acima na categoria. Ganhando desse cara, fico a um passo do cinturão e do UFC”, conta Alan, lembrando que Azan Gafurov é ex-campeão do ACA.

“A limitação vem da cabeça do lutador e não de fatores externos”, afirma Alan Gomes | Crédito: Divulgação/Deive Coutinho

Resultados

Atleta da Team Nogueira (academia com sede no Rio de Janeiro e uma unidade em Ribeirão Preto), foi com o apoio da equipe que Alan Gomes acumulou três vitórias consecutivas no campeonato, em um total de 12 vitórias em lutas de MMA. Seus bons resultados, inclusive, já o deixavam na linha de frente da classificação que ele tanto almeja.

Contudo, a trajetória de um lutador é definida a cada novo combate e derrotas também fazem do caminho até o sucesso. “Acabei perdendo uma luta desse mesmo torneio, em outubro de 2019. Fui prejudicado pelo juiz. Foi uma derrota questionável. Acontece…”

Preparação

Natural de Fortaleza (CE), Alan Gomes construiu sua carreira nos últimos anos vivendo na capital fluminense, onde treinava na sede da Team Nogueira, ao lado de “uma das maiores equipes do mundo”, segundo ele. Fazem parte desse time grandes atletas como Minotauro, Minotouro, Toquinho, David Ramos e Rick Monstro.

O lutador Alan Gomes acumula três vitórias no ACA MMA | Crédito: Divulgação

Foi deste último, por sua vez, que surgiu o convite para vir a Ribeirão Preto e integrar o time de mestres de Muay Thai da unidade da Team Nogueira na cidade. “O Rick é meu empresário e me ofereceu essa oportunidade. Eu aceitei e, além das aulas, agora estou fazendo minha preparação aqui”.

Conhecido pelos atletas como “camping”, o preparativo para o combate acontecerá durante oito semanas, com a presença de vários lutadores que virão a Ribeirão ajudar nos treinamentos. “Serão sete semanas intensas, com, pelo menos, dois treinos por dia. Na última, a gente diminui um pouco o ritmo. E uns cinco dias antes da luta, vou para Rússia, para ir aclimatando. Felizmente, já competi lá e conheço o ambiente”.

Questionado sobre as dificuldades de lutar em outro país e contra oponentes tão respeitados, Alan não titubeia quanto a sua filosofia para esses momentos: “A limitação vem da cabeça do lutador e não de fatores externos. Se ele estiver preparado, nada o impedirá de oferecer seu melhor desempenho”, define, demonstrando confiança.

Leia mais: Bolsa Atleta: conheça mais sobre esse programa de incentivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!