Início Matérias Viagens Dicas e curiosidades sobre o turismo de Macapá (AP)

Dicas e curiosidades sobre o turismo de Macapá (AP)

A única capital do Norte banhada pelo Rio Amazonas é uma ótima opção para quem quer redescobrir novos destinos pelo Brasil e encontrar atrativos que ofereçam contato direto com uma Amazônia ainda intocada

Depois de um período de quase 2 anos, o turismo voltou a ganhar força no Brasil. E para celebrar este momento, que tal fazer uma viagem? Ir para uma outra cidade, em um destino pouco explorado, pode ser uma excelente opção. E é aí que surge o Macapá (AP).

A cidade também é conhecida como a “Capital do Meio do Mundo” porque é a única brasileira que é cortada pela linha do Equador. O turismo de Macapá é dedicado à história e cultura da cidade. Além disso, os costumes e tradições de seus habitantes também são destaque.

E se você gosta de calor, o Macapá é o lugar ideal. Isso porque as temperaturas na cidade variam entre 31°C e 33°C. No entanto, em épocas mais quentes do ano, os termômetros podem atingir os 40°C por exemplo.

Uma outra curiosidade sobre o Macapá é que a cidade não possui conexão por rodovia com nenhuma outra capital, e seu acesso direto só é possível por via aérea ou marítima. Um roteiro que tem tudo para ser marcante para aqueles que querem viver uma nova experiência.

Dicas sobre os atrativos de Macapá

A cidade de Macapá oferece aos visitantes uma série de atividades turísticas. Pensando nisso, vale a pena contratar os serviços de uma operadora local para personalizar seus roteiros. Mas o mais importante é se divertir e fazer uma viagem inesquecível. Ficou curioso em conhecer o Macapá? Então, confira algumas dicas turísticas da cidade:

Área de proteção Ambiental (APA) do Rio Curiaú

A APA do Rio Curiaú é um atrativo que permite ao turista conhecer melhor o turismo de base comunitária. A área está localizada a 18km do centro de Macapá e conta paisagens marcantes, especialmente pelas águas e a flora do rio Curiaú. O local é um importante cenário para conhecer o movimento da extração de madeira, do açaí e de látex.

Rio Curiaú | Créditos: Giordano Santana

Passeio pelo Rio Amazonas

O passeio pelo Rio Amazonas é um dos principais atrativos para quem visitar a cidade. Além da beleza natural do rio, o passeio é conhecido por proporcionar um encontro com os botos, animais que fazem parte do folclore brasileiro. E estes animais são divertidos e muito protegidos e estudados pela comunidade científica.

Canoas típicas do Rio Amazonas | Créditos: Giordano Santana

Trilha das Samaúmas na Ilha de Santana

Outro passeio interessante é a Trilha da Samaúma (maior árvore amazônica), dentro da Ilha de Santana. A gastronomia é um atrativo a parte e carrega uma série de histórias e curiosidades sobre a ilha. Não deixe de provar a culinária local, com direito a peixe assado na hora, açaí com farinha e sucos com frutas da região. As sobremesas com creme de cupuaçu completam o menu.

Árvore da Samaúma na Ilha de Santana | Créditos: Giordano Santana

Fortaleza de São José

A Fortaleza São José de Macapá foi construída durante a colonização portuguesa, entre 1764 e 1782. O monumento foi erguido por mão de obra escrava de negros e índios na foz do Rio Amazonas, com o objetivo de proteger a região da invasão de estrangeiros. O local, tombado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), oferece uma experiência inesquecível aos visitantes.

Fortaleza de São José em Macapá | Créditos: Giordano Santana

Monumento Marco Zero do Equador

O Monumento Marco Zero do Equador é considerado um dos mais importantes atrativos de Macapá. Construído sobre a linha imaginária do Equador – que divide a Terra em dois hemisférios -, o empreendimento conta com um obelisco de 30 metros de altura. O complexo contempla ainda um terraço, espaço para shows, além de salão para exposições, restaurante e loja de produtos artesanais.

Monumento do Marco Zero do Equador em Macapá | Créditos: Giordano Santana

Leia mais: Ilhas exclusivas são destinos ideais para se isolar e aproveitar

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!