Início Matérias Cidade 28 de agosto: Dia nacional do voluntariado

28 de agosto: Dia nacional do voluntariado

Colaborando com diferentes setores da sociedade, o amor, a esperança e a dedicação que caracterizam o trabalho voluntário merecem ser celebrados e reconhecidos nessa data

“O trabalho voluntário sempre foi o coração do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, que só sobrevive por que existem pessoas que se doam e abraçam a nossa causa. Que nos ajudam a colocar essa instituição de pé para cuidar da vida de outras pessoas”, afirma Rose Marques, presidente do hospital.

Fundado em 1993, o Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, mantido pela fundação SOBECCan e pela colaboração dos voluntariados, conseguiu a meta de 800 atendimentos por mês de mulheres diagnosticadas com câncer de mama e de colo de útero. Todo o desenvolvimento e conquistas dos 25 anos da instituição deve-se ao trabalho voluntario de mais de 100 homens e mulheres que integram o Grupo de Voluntariado Arco-Íris (GVAI).

Esse time tem o objetivo de apoiar a instituição e levar mais conforto, assistência e alegria às famílias e principalmente aos pacientes que são diagnosticados com a patologia e enfrentam com muita força e coragem o tratamento. “O apoio do meu esposo e da minha família foi fundamental durante o tratamento. E o carinho que a gente recebe das voluntarias aqui é tudo o que a gente precisa. Carinho, força, e elas nos ajudam e nos colocam para cima. Eu vim para cá com muita dor, com muito medo e eles me mostraram o outro lado do câncer e eu fiz amigos aqui”, afirma Eva Maria, paciente na instituição.

Uma história de amor e dedicação

Selma Ceda Carvalho é o nome da voluntária mais antiga da instituição. Dos 78 anos de vida, ela dedicou 24 ao hospital e segue como coordenadora do voluntariado. “Eu venho de uma família, na qual a minha avó, as minhas tias e a minha mãe eram voluntárias. Cresci nesse ambiente ajudando as outras pessoas e me sinto muito feliz podendo fazer isso. Para mim é uma satisfação poder ser voluntária aqui”.

Responsável por todo o serviço do Grupo Arco Íris, dona Selma afirma que é apaixonada pelo que faz e que não consegue se imaginar vivendo sem realizar o trabalho voluntário. “Para mim é um propósito de vida continuar sendo voluntária. É tão gratificante você ajudar o outro, fazer com que se sinta bem, sem nenhum interesse, só mesmo por acolher o próximo”.

Voluntariado no Hospital de Câncer de Ribeirão Preto

Existem várias frentes de trabalho voluntário na instituição. Conheça quais são:

  • Atendimento: Nesse grupo ficam as voluntárias que preferem trabalhar direto com o paciente, divididas em dois turnos (manhã e tarde).
  • Bazar: O Bazar da Pechincha recebe doações de roupas, sapatos, eletrodomésticos e qualquer produto que possa ser reutilizado. As vendas são realizadas na Rua Quintino Bocaiuva, 170. Todo valor arrecadado é destinado ao Hospital.
  • Trabalhos manuais: Essas voluntárias fazem bordados, pintam toalhas e produzem peças para serem vendidas.
  • Eventos: O grupo responsável pelo setor de eventos promove jantares, bingos, bazares e rifas. Também cuidam da ‘Galeria de Arte’, nos corredores do hospital existem obras que foram doadas por artistas da cidade e da região para serem vendidas.

Quem quiser se tornar um voluntário, basta entrar em contato pelo telefone (16) 3878.9700 ou direto na fundação, na Rua Otávio Martins Braga, 50, em Ribeirão Preto/SP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!