Início Matérias Gourmet Dia do hambúrguer: dicas saborosas para você comemorar

Dia do hambúrguer: dicas saborosas para você comemorar

O dia 28 de maio marca a celebração mundial do hambúrguer: uma receita que não conhece limites e faz sucesso em todas as suas versões

Seja aquela receita de food truck, acompanhado de tudo e mais um pouco; ou aquele tipo gourmet, em que o blend de carnes é a grande estrela. A verdade é uma só: hambúrguer é muito bom! Provavelmente foi com isso em mente que definiram um dia mundial para celebrá-lo.

Isso mesmo. Hoje, 28 de maio, é comemorado o Dia Mundial do Hambúrguer, uma das receitas mais tradicionais e queridas do planeta. Aqui é válido lembrar que a palavra “hambúrguer”, originalmente, se referia apenas ao estilo da carne. Mas como, com o tempo, a receita passou a ser cada vez mais associada ao pão (sendo servida como sanduíche), o termo virou sinônimo para os dois.

Quase que um ícone da cultura estadunidense, o hambúrguer surgiu graças à criatividade alemã – mais especificamente de moradores da cidade de Hamburgo. Os EUA só pegaram, adaptaram e desde então agem como se fossem deles.

O clássico

Bom, se você ama hambúrguer, deve estar esperando mais que apenas fun facts sobre essa delícia, né?! Quem sabe algumas dicas?!

Conversando com alguns dos principais restaurantes de Ribeirão Preto, separamos receitas que valem muito a pena para comemorar esse Dia Mundial – ou para matar sua vontade quando ela aparecer.

A sugestão do Milwaukee American Bar, por exemplo, é o Road King (até o nome já é imponente). O lanche é feito com um hambúrguer de 250g de blend especial, que resulta em suculência e sabor. O ponto da carne depende do gosto do cliente.

hamburguer milwaukee | Crédito: Divulgação
Road King, do Milwaukee American Bar | Crédito: Divulgação

Ele é servido em pão brioche fresquinho e tostado, com bacon, queijo muçarela, alface americana, tomate, picles e um toque especial: cebola à milanesa. Fritas e molhos da casa fazem o acompanhamento final.

Caso queira experimentá-lo, basta pedir pelo delivery do restaurante ou no iFood.

Combinações especiais

Por sinal, se tem um sabor que o brasileiro adora sentir junto ao do hambúrguer é o do bacon. Para esses fanáticos, uma boa pedida é o Double Bacon BBQ, do Bendito Burger. Dá só uma olhada no visual:

hamburguer bendito Crédito: Divulgação
A indicação da Bendito Burguer é o Double Bacon BBQ | Crédito: Divulgação

Dentro do pão francês, são colocados dois burgers de 100g cada de blend bovinos (40% de acém, 40% de peito e 20% gordura), além de queijo cheddar, molho barbecue e a farofa de bacon, feita com farinha biju, manteiga e bacon. Uma explosão de sabor!

Ah, e fica uma dica valiosa: você pode pedir esse lanche e ganhar outro igual (ou outro de mesmo ou menor valor) se utilizar o aplicativo do Duo Gourmet.

Além do Bendito Burger, vários outros restaurantes fazem parte dessa rede de benefícios, como a Culture Burguer N Bar, onde você encontra, por exemplo, o Burguer Muita Fome. Essa receita leva hambúrguer artesanal com 215g de carne, queijo muçarela, molho, alface e tomate, dentro do pão tostado na manteiga.

Burguer Muita Fome: seu nome já diz tudo! | Crédito: Divulgação

Em todos os lugares – inclusive nos menos óbvios

O hambúrguer é tão popular que até onde você pensa “ah, aqui não vai ter”, ele aparece. Um exemplo é no restaurante Coco Bambu, do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. Apesar de sua especialidade ser a alta gastronomia litorânea, há uma deliciosa opção de hambúrguer com seus mais clássicos acompanhamentos.

A receita leva uma carne corte premium, queijo, tomates frescos, alface, cebola caramelizada e molho da casa, servidos em um pão de batata – o que acrescenta uma textura muito macia. Como não poderia faltar, o lanche vem acompanhado de batatas fritas rústicas trufadas.

hamburguer coco bambu | Crédito: Tadeu Brunelli
O restaurante também tem sua versão de hambúrguer | Crédito: Tadeu Brunelli

Quem quiser experimentar, basta pedir pelo delivery do Coco Bambu no iFood.

Leia também: Invicta troca chope por alimentos em Knock Down solidário
Assista: Paradigmas de um novo futuro com Sabrina Deweik

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!