Início Matérias Gourmet Descubra a uva Sauvignon Blanc e como harmonizar seus vinhos

Descubra a uva Sauvignon Blanc e como harmonizar seus vinhos

Um clássico francês, essa uva possui frescor e complexidade ideais para o verão. E com quais sabores da gastronomia os vinhos Sauvignon Blanc dão mais certo?

Não é à toa que basta ouvir falar da França para lembrarmos de vinho. A terra da liberdade, igualdade e fraternidade é onde estão as raízes de vários tipos de uva, como a Sauvignon Blanc, uma princesa entre as variedades brancas.

vinhos Sauvignon Blanc | Foto: Divulgação
Uvas e vinho Sauvignon Blanc | Foto: Divulgação

“Ela nasceu mais precisamente na região de Bordeaux, responsável por elaborar vinhos ricos e exuberantes em sabor e complexidade, desde rótulos secos aos mais adocicados”, lembra o sommelier Marco Tegano – que, nas últimas semanas, vem dividindo seu universo do mundo dos vinhos com o Mundo Zumm! (Veja mais matérias no fim do texto!)

Mas o especialista ressalta que, apesar de a Sauvignon Blanc ter alma francesa, ela possibilita a criação de grandes vinhos em todos os cantos do mundo, devido a sua capacidade de se adaptar a diferentes climas e solos. “Inclusive, a Sauvignon Blanc é a grande uva branca da Nova Zelândia, país que elabora vinhos brancos de altíssima qualidade, frescor e complexidade”.

Na América do Sul, a produção dessa uva tem grande destaque, inclusive no Brasil. “Vinhedos de altitude da região de Santa Catarina garantem vinhos esplêndidos, ricos em sabor”, elogia Tegano.

Harmonize o vinho Sauvignon Blanc!

vinhos Sauvignon Blanc | Foto: Divulgação
Vinhos Sauvignon Blanc possuem muito frescor e complexidade | Foto: Divulgação

De modo geral, o estilo de vinho mais jovem da Sauvignon Blanc apresenta coloração amarelo palha com reflexos esverdeados. Seus aromas são de frutas cítricas (como limão e toranja) e tropicais (como maracujá e pêssego). No paladar, são leves e com uma ótima acidez, a qual garante frescor e vivacidade ao vinho.

Segundo o sommelier, essas características possibilitam harmonização com pratos mais leves. “Seguindo essa linha, os vinhos elaborados com a Sauvignon Blanc harmonizam perfeitamente com queijos mais delicados, como Burratas e Muçarela de Búfala. Uma harmonização clássica é com queijo de cabra”.

E nesses dias de verão, para harmonizar à beira da piscina ou na praia, os rótulos da princesa branca combina com peixes e frutos do mar. Por isso mesmo, não perca mais tempo e faça a harmonização com um delicioso ceviche!

vinhos Sauvignon Blanc ceviche | Foto: Divulgação
Harmonização perfeita: ceviche e vinhos Sauvignon Blanc | Foto: Divulgação

Leia mais: Chardonnay, a rainha das uvas pelo mundo
Descubra também: Pinot Grigio: conheça os detalhes curiosos da uva e do vinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!