Início Matérias Esportes Desafio mantém viva a tradição do Outubro Rosa em Ribeirão Preto; inscreva-se!

Desafio mantém viva a tradição do Outubro Rosa em Ribeirão Preto; inscreva-se!

Chamado de “Desafio rosa”, o evento realizado em plataformas digitais será uma alternativa à Caminhada/Corrida Outubro Rosa, cuja edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia

No país inteiro, outubro já é lembrado por ser o mês da conscientização sobre o câncer de mama. Para amplificar a importância do tema, vários eventos são realizados e contam com a participação massiva. Em Ribeirão Preto, a Caminhada/Corrida Outubro Rosa é considerada tradição, uma vez que, realizada desde 2014, conta com a participação de milhares de mulheres e homens que apoiam a causa.

Esse ano, devido à pandemia, a nova edição do evento, prevista para 18 de outubro, foi cancelada. Contudo, a organização, realizada pela ARS Consultoria Esportiva, decidiu que o cancelamento não deveria significar a ausência de atividades relacionadas e criou o Desafio Rosa, cujas inscrições já estão abertas (clique aqui e participe!).

O evento é uma alternativa virtual à tradicional Caminhada/Corrida. “Entendemos que é nossa responsabilidade marcarmos o mês de outubro e continuarmos conscientizando as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Não é porque estamos passando por um momento difícil, que não temos que dar atenção a essa causa”, defende Arthur Rizzi Soares, à frente da ARS Consultoria Esportiva.

Segundo ele, a versão virtual do evento terá o mesmo profissionalismo, qualidade e comprometimento, a fim de marcar o mês da conscientização. “Como sempre, queremos realmente mudar as estatísticas que mostram que esse câncer é o tipo que mais mata mulheres, mas que, se diagnosticado precocemente, tem 95% de chance de cura”, aponta o organizador.

Desafio Rosa: 4 opções para se desafiar

Mantendo o objetivo de conscientizar e envolver o maior número de pessoas, o Desafio Rosa continuará também com sua tradição de garantir mais de uma categoria de participação.

Assim, além das originais, haverá mais duas novas:

• Desafio Caminhada 3km;

• Desafio Corrida 5km;

• Desafio Atividade Física – Práticas de qualquer movimento corporal que resulte em gasto de energia acima do nível de repouso. [Exemplos: passear com o cachorro, dançar, subir escadas, limpar a casa, caminhar no parque]

• Desafio Alimentação Saudável – Práticas de consumo de alimentos saudáveis (in natura ou minimamente processados). [Exemplos: grãos, tubérculos e raízes, legumes e verduras, frutas, leite, ovos, peixes, carnes e, também, água]

A ideia é que, após a realização de qualquer uma dessas atividades, o participante encaminhe seus dados/foto para serem registrados e postados. “Nosso objetivo, nesse caso, não é a competitividade. Ninguém vai ganhar ou perder. Queremos a participação e a mobilização”, explica Arthur.

Por isso, alguns detalhes são importantes:

  • O participante deve escolher apenas uma das categorias no momento da inscrição.
  • Na foto, ele deve estar usando a camiseta do evento;
  • Quando postar a foto em suas próprias redes sociais, deve marcar o perfil @desafiorosabr

O prazo para a realização do Desafio Rosa é entre 25 (domingo) e 31 (sábado) de outubro, das 6h às 23h59.

Como participar

As inscrições para o Desafio Rosa foram abertas nesta terça-feira, 18 de agosto, inicialmente para as mulheres. As 300 primeiras que se inscreverem poderão adquirir o lote promocional de lançamento. O final desse lote marcará, automaticamente, a abertura para inscrição geral (homens e mulheres), até 30 de setembro ou quando for atingido o limite de 1 mil participantes.

Para se inscrever, acesse o site www.desafiorosabr.com.br. Os inscritos terão direito à participação no desafio e ao kit da prova, composto por camiseta e medalha.

O regulamento completo está disponível em https://desafiorosa.com.br/#regulamento

Parte da renda arrecadada com as inscrições será destinada a uma instituição sem fins lucrativos e de suporte ao câncer de mama. O nome da escolhida será comunicado por meio das redes sociais do evento após o término do período de realização do desafio.

Inspiração na forma de flor

Quem participar do Desafio Rosa, receberá a camiseta oficial do evento, que esse ano ganhou uma estampa muito especial: a flor Protea. Considerada uma das espécies mais belas e antigas do mundo, ela é originária da África do Sul e seu nome deriva do deus grego Proteus, divindade associada ao poder da metamorfose

“Para o povo daquele país, a Protea representa transformação e esperança, tudo que precisamos para esse momento”, destaca Arthur.

Sempre se desafiando

De acordo com o organizador, embora o Desafio Rosa enfatize a importância da conscientização sobre o câncer de mama durante o mês de outubro, a organização espera que sua proposta seja duradoura. Ou seja, que as pessoas continuem se desafiando durante todo ano e assumindo um compromisso sério com atitudes saudáveis e seu bem-estar.

“Queremos que os desafios sejam realizados o ano todo e que, se possível, virem rotina na vida das pessoas. Assim, por meio das nossas mídias sociais, continuaremos em prol da causa todos os meses, com lembretes semanais sobre a importância do diagnóstico precoce, informações técnicas e de prestação de serviço sobre o câncer de mama. Também ofereceremos conteúdos relacionados à prevenção, como alimentação saudável e exercícios físicos, além de mensagens motivacionais e de esperança”, enfatiza Arthur.

Por isso, aproveite e fique por dentro das novidades e comunidades por meio das redes sociais: @desafiorosabr (Instagram) e Outubro Rosa RP (Facebook).

Leia também: Corrida/Caminhada Outubro Rosa é adiada para 2021 em Ribeirão Preto
Assista: Papo Zumm: A moda brasileira pós pandemia

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!