Depois de passar pela maioria das funções em um restaurante, o CEO liderou a expansão dos grupos NB Steak e Maremonti, hoje com 10 unidades cada
Quando veio a Ribeirão Preto, para participar da inauguração da subseção da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), Gilson Belusso se misturava entre os apreciadores de vinho e a diretoria da entidade – nem parecia que estava ali o CEO do restaurante no qual o lançamento aconteceu, um sommelier formado e um experiente cozinheiro.
O restaurante Maremonti na cidade foi escolhido como o ponto oficial para os encontros da associação, sendo também parte de uma rede que começou na capital paulista em 2011 e atualmente possui 10 lojas. “O restaurante tem um menu de massas e pratos típicos de trattoria. As receitas são baseadas em ingredientes encontrados no mar e na montanha – razão do nome da casa. No menu, estão pratos tradicionais italianos e suas versões cantineiras paulistanas”, explica o CEO, sem mencionar o fato que foi ele quem ajudou a transformar a marca, que era apenas uma pizzaria, em uma potência gastronômica.
Sua visão de negócio contou, inclusive, com uma paixão pessoal, que ele soube profissionalizar. “Vinho e gastronomia são uma combinação perfeita para mim. Sou amante de vinho e, ao longo dos anos, me aprimorei e me formei sommelier na ABS-SP”, lembra. Tal função, por sua vez, foi uma das várias ocupadas por ele durante sua carreira.
Trajetória ascendente
Além do Maremonti, Belusso é a liderança do Grupo NB Steak – que compõe a MDR S.A., junto com a trattoria. Da mesma forma que entre os vinhos, a churrascaria é um ambiente muito próximo do CEO, visto que foi em uma delas que ele deu o primeiro passo dentro do mercado gastronômico.
“Nasci em Romelândia, em Santa Catarina, e desembarquei em São Paulo aos 15 anos. Na capital, dei a sorte de conhecer Arri Coser, que me abriu as portas para o mundo da gastronomia”, conta Belusso que, naquela época, passou a limpar o chão de uma das unidades da Fogo de Chão. Desde pequeno ajudando o pai nos assados de domingo, seu objetivo já era construir uma de carreira dentro de um restaurante.
Então, da sorte, como ele mesmo definiu, foi logo feita uma carreira: demonstrando esforço e trabalho, Belusso se desenvolveu por diferentes áreas da churrascaria, quase como se fosse uma escola – o resultado de cada aprendizado lhe rendia uma nova função e vice-versa. Assim, ele foi assistente na cozinha, churrasqueiro, chefe churrasqueiro, sommelier, maître e diretor de operações. “Isso me ajudou muito no crescimento quando assumi meu primeiro cargo gerencial”, avalia.
No total, foram 20 anos ao lado de Coser, em muitos deles participando ativamente do desenvolvimento do Grupo NB Steak. “Em 2012, passei a ser sócio e CEO do grupo MDR, que possui as marcas NB Steak e Maremonti, com uma proposta de expansão. Minha missão sempre foi, desde o início, formar, treinar e desenvolver as pessoas, passando os conhecimentos que tive ao longo dos anos”.
Adilson Haddad, CEO do Grupo Zumm, e Gilson Belusso
Mais antigo que o Maremonti, o NB Steak surgiu em 1990, como “Na Brasa”. Mas foi só em 2012, quando o CEO assumiu, que aconteceu uma repaginação importante.
“Desenvolvemos o Menu Degustação, no qual o buffet saiu de cena para dar lugar a saladas finas e outros acompanhamentos. Entre as carnes, mais de 12 cortes premium de gado de raças britânicas, alimentado com bagaço de cana e cevada, que vêm à mesa em travessas de porcelana. A exceção são as clássicas picanha e fraldinha, servidas no espeto. Entre as sobremesas, releituras de doces brasileiros”, explica o responsável pelas 10 unidades NB Steak que existem – por enquanto.
Afinal, os planos de expansão continuam e, bem como a evolução de sua carreira, a curva deve continuar ascendente. “Os próximos passos do grupo serão na expansão das marcas NB e Maremonti em um novo complexo em Goiânia. Lembrando que o grupo MDR só possui lojas próprias”, revela.
Da faxina à diretoria: o sucesso de Gilson Belusso com a gastronomia
Depois de passar pela maioria das funções em um restaurante, o CEO liderou a expansão dos grupos NB Steak e Maremonti, hoje com 10 unidades cada
Quando veio a Ribeirão Preto, para participar da inauguração da subseção da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), Gilson Belusso se misturava entre os apreciadores de vinho e a diretoria da entidade – nem parecia que estava ali o CEO do restaurante no qual o lançamento aconteceu, um sommelier formado e um experiente cozinheiro.
O restaurante Maremonti na cidade foi escolhido como o ponto oficial para os encontros da associação, sendo também parte de uma rede que começou na capital paulista em 2011 e atualmente possui 10 lojas. “O restaurante tem um menu de massas e pratos típicos de trattoria. As receitas são baseadas em ingredientes encontrados no mar e na montanha – razão do nome da casa. No menu, estão pratos tradicionais italianos e suas versões cantineiras paulistanas”, explica o CEO, sem mencionar o fato que foi ele quem ajudou a transformar a marca, que era apenas uma pizzaria, em uma potência gastronômica.
Sua visão de negócio contou, inclusive, com uma paixão pessoal, que ele soube profissionalizar. “Vinho e gastronomia são uma combinação perfeita para mim. Sou amante de vinho e, ao longo dos anos, me aprimorei e me formei sommelier na ABS-SP”, lembra. Tal função, por sua vez, foi uma das várias ocupadas por ele durante sua carreira.
Trajetória ascendente
Além do Maremonti, Belusso é a liderança do Grupo NB Steak – que compõe a MDR S.A., junto com a trattoria. Da mesma forma que entre os vinhos, a churrascaria é um ambiente muito próximo do CEO, visto que foi em uma delas que ele deu o primeiro passo dentro do mercado gastronômico.
“Nasci em Romelândia, em Santa Catarina, e desembarquei em São Paulo aos 15 anos. Na capital, dei a sorte de conhecer Arri Coser, que me abriu as portas para o mundo da gastronomia”, conta Belusso que, naquela época, passou a limpar o chão de uma das unidades da Fogo de Chão. Desde pequeno ajudando o pai nos assados de domingo, seu objetivo já era construir uma de carreira dentro de um restaurante.
Então, da sorte, como ele mesmo definiu, foi logo feita uma carreira: demonstrando esforço e trabalho, Belusso se desenvolveu por diferentes áreas da churrascaria, quase como se fosse uma escola – o resultado de cada aprendizado lhe rendia uma nova função e vice-versa. Assim, ele foi assistente na cozinha, churrasqueiro, chefe churrasqueiro, sommelier, maître e diretor de operações. “Isso me ajudou muito no crescimento quando assumi meu primeiro cargo gerencial”, avalia.
No total, foram 20 anos ao lado de Coser, em muitos deles participando ativamente do desenvolvimento do Grupo NB Steak. “Em 2012, passei a ser sócio e CEO do grupo MDR, que possui as marcas NB Steak e Maremonti, com uma proposta de expansão. Minha missão sempre foi, desde o início, formar, treinar e desenvolver as pessoas, passando os conhecimentos que tive ao longo dos anos”.
Mais antigo que o Maremonti, o NB Steak surgiu em 1990, como “Na Brasa”. Mas foi só em 2012, quando o CEO assumiu, que aconteceu uma repaginação importante.
“Desenvolvemos o Menu Degustação, no qual o buffet saiu de cena para dar lugar a saladas finas e outros acompanhamentos. Entre as carnes, mais de 12 cortes premium de gado de raças britânicas, alimentado com bagaço de cana e cevada, que vêm à mesa em travessas de porcelana. A exceção são as clássicas picanha e fraldinha, servidas no espeto. Entre as sobremesas, releituras de doces brasileiros”, explica o responsável pelas 10 unidades NB Steak que existem – por enquanto.
Afinal, os planos de expansão continuam e, bem como a evolução de sua carreira, a curva deve continuar ascendente. “Os próximos passos do grupo serão na expansão das marcas NB e Maremonti em um novo complexo em Goiânia. Lembrando que o grupo MDR só possui lojas próprias”, revela.
Leia também
Assessor da RP Capital ganha selo de excelência no segmento Private
Dalton Freitas da RP Capital está entre os 200 assessores selecionados pela …
RibeirãoShopping ganha empório inspirado na gastronomia europeia
O Empório Euro tem como sócios-proprietários o renomado psiquiatra Augusto Cury, a …
IA e criatividade natural, um equilíbrio importante na Era Digital
A evolução tecnológica não representa o fim da criatividade natural, mas sim …
Páscoa 2022: Indústria do chocolate abre mais de 8,5 mil empregos temporários no Brasil
A data é responsável por gerar empregos e chega a movimentar o …