Especialista dá dicas de como cuidar da pele neste verão |

Como aplicar o protetor solar de forma correta?

POR Redação 12 de janeiro de 2022
EDITORIAS QUE PODEM TE INTERESSAR

Especialista explica que o produto precisa ser aplicado entre 30 e 40 minutos antes da pessoa se expor ao sol. Esse e outros cuidados são essenciais na prevenção de queimaduras e até do câncer de pele!

O verão e as férias fazem a alegria de milhares de pessoas ao redor do Brasil. Mas durante este período em que a exposição direta ao sol aumenta é necessário tomar alguns cuidados com a sua pele. Se prevenir de doenças como o câncer de pele é o principal o objetivo.

“O desenvolvimento do câncer de pele está associado principalmente a exposição solar crônica. E nós moramos em um país tropical, com exposição solar o ano todo. No verão essa irradiação é muito mais intensa”, explica Cristiane Mendes, oncologista da Oncoclínicas Ribeirão Preto.

O uso de protetor solar é a dica principal, e ele deve ser aplicado entre 30 e 40 minutos antes da pessoa se expor ao sol. Usar camiseta de manga comprida, chapéu, protetor labial e óculos de sol também é bem-vindo. Cristiane também indica evitar exposição solar entre 10 e 16h. “Se não for possível, é preciso alternar e buscar locais com sombra.”

Cristiane Mendes, oncologista da Oncoclínicas Ribeirão Preto | Créditos: Arquivo Pessoal

E o protetor solar precisa ser retocado a cada 3 ou 4 horas, além de ser necessário reaplicar após entrar na água. A hidratação com água mineral ou sucos naturais, além de uma boa alimentação também são dicas importantes, reforça a especialista.

Cuidados devem ser mantidos na sombra e em dias nublados

Mas até mesmo quando o sol não aparece é preciso passar protetor? Pode ter certeza que sim. “Mesmo em dias nublados, nós temos exposição à radiação solar, só que menos intenso. Mas nós podemos sentir o calor e o mormaço, porque a radiação solar está passando através das nuvens”, destaca Cristiane. “Estamos passando por um período chuvoso e as pessoas acham que não têm que usar protetor solar.”

E até mesmo na sombra o item é indispensável. Isso porque os raios solares podem refletir no solo e atingir mesmo quem está em baixo de uma tenda, por exemplo. “Estar na sombra é uma forma de se proteger e diminui a exposição solar direta. Mas é importante reforçar que não isenta a pessoa de usar o protetor solar, porque a radiação vem refletida do solo também.”

Leia mais: Estudo de Ribeirão sobre o reforço vacinal abre inscrições para voluntários

TAGS
PUBLICIDADE
COMPARTILHE

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATÉRIAS QUE VOCÊ PODE GOSTAR
PUBLICIDADE
COMPARTILHE