Início Matérias Cultura Crianças de Ribeirão criam livros inclusivos para biblioteca virtual

Crianças de Ribeirão criam livros inclusivos para biblioteca virtual

Notando que existiam poucas opções para crianças com deficiências, alunos de uma escola de Ribeirão Preto desenvolveram 9 livros inclusivos

Cada vez mais imersos no mundo da literatura, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de Ribeirão Preto logo constaram que existiam poucas opções de obras infantis para crianças com deficiência auditiva e visual, ou que ainda estão em processo de alfabetização. Então, para garantir que o rico universo literário chegasse a todos, eles resolveram montar uma biblioteca virtual com livros inclusivos.

Para isso, os próprios estudantes escreveram as histórias e deram título às nove obras que compõem, até o momento, a biblioteca. Os livros são narrados em áudio e traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Livros inclusivos possuem narração em libras | Imagem: Divulgação
Livros inclusivos possuem narração em libras | Imagem: Divulgação

O projeto foi criado após as professoras Rafaela Andrade e Taisa Lagamba, do Colégio Marista Champagnat, pedirem às crianças que apontassem uma solução para o problema apontado. “Eles se engajaram bastante no trabalho e tudo foi produção deles”, ressalta a professora Rafaela Andrade, que diz ter ficado impressionada com o protagonismo dos alunos.

A turma se dividiu em quatro grupos com as funções de escrever, narrar as histórias, editar e ilustrar. Os alunos também escolheram os gêneros das obras: comédia, suspense e drama, a fim de contar histórias que têm como temática principal o futuro que elas esperam para a humanidade. “Todas mostram um olhar diferenciado para os problemas do outro”, explica a professora.

Biblioteca virtual criada por alunos do 5º ano | Imagem: Divulgação
Biblioteca virtual criada por alunos do 5º ano | Imagem: Divulgação

Para garantir qualidade editorial às publicações, os alunos usaram ferramentas de edição de imagens e áudios como o Book Creator, One Note, TEAMS e o  VLibras. Para acessar a biblioteca é só acessa o espaço virtual criado pelas crianças (clique aqui).

Leia também: Cidades da América Latina são ‘telas’ de incríveis artes urbanas

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!