Início Matérias Esportes Corrida virtual busca incentivar a prevenção do câncer em Ribeirão

Corrida virtual busca incentivar a prevenção do câncer em Ribeirão

Com realização da Yescom, a Corrida Outubro Rosa idealizada pelo Instituto Oncoclínicas acontece durante o mês em um formato inédito

Nesse mês de alerta sobre a prevenção do câncer de mama, o movimento “O Câncer não Espera” está promovendo uma edição especial da Corrida Outubro Rosa. Liderada pelo Instituto Oncoclínicas, a iniciativa é parte das ações da campanha conscientização.

Realizado no formato virtual em todo o país, o evento busca aumentar a consciência sobre a doença, mas também lembra a importância de atividades físicas regulares a fim de diminuir os fatores de risco que podem levar ao câncer.

Estudos apontam que a prática de e exercícios pode levar à redução no número de casos de câncer em geral em até 30%. No caso do tumor de mama, uma pesquisa publicada na revista Nature revela que 1 em cada 10 mortes em decorrência da doença no Brasil (cerca de 12%) poderia ter sido evitada com a prática regular.

Segundo o oncologista Bruno Ferrari, fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Oncoclínicas, a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo estão entre os fatores evitáveis que podem contribuir para o surgimento da doença.

“A prática regular de exercícios físicos e a adoção de uma dieta alimentar balanceada são essenciais tanto para reduzir as chances de incidência do câncer de mama quanto os riscos de recidiva da doença”, ressalta.  

Ele alerta ainda da importância de se realizar exames preventivos com frequência, como a mamografia. A detecção precoce impacta diretamente nas chances de cura do paciente.

Como funciona a corrida?

A iniciativa propõe que cada participante escolha o trajeto e o local onde realizará a atividade, que está dividida nas seguintes modalidades: Corrida, com opções entre 1k e 15k, meia-maratona e maratona. Tem ainda as opções de caminhadas de 1k, 3k ou 5k.

Todos os participantes receberão o tradicional kit da Corrida/Caminhada Outubro Rosa, composto de camiseta, certificado e número, além de um item adicional este ano: a máscara de proteção. Após a comprovação de prova realizada, o atleta recebe, no endereço indicado no cadastro, sua medalha de participação.

Corrida Virtual traz kit especial para os corredores | Créditos: Divulgação
Corrida virtual oferece kit especial para os corredores | Créditos: Divulgação

O participante deverá enviar a comprovação da atividade por meio do site do evento, em formato de imagem/foto, no qual aparece vestindo a camiseta do projeto. A comprovação também pode ocorrer por link gerado em aplicativo GPS. Nas redes sociais, a organização do evento ainda disponibilizará uma hashtag para o atleta postar sua foto.

As inscrições são limitadas e vão até o dia 30 de outubro, com o custo de R$75. Para participar, acesse o site da Yescom.

Em Ribeirão Preto

A Corrida/Caminhada Outubro Rosa acontece desde 2014 e faz parte do calendário oficial de eventos do município. “O projeto se tornou tradicional na cidade e região, atraindo grande público que se une para reforçar a causa e conscientizar as mulheres sobre os cuidados pessoais e a prevenção do câncer de mama. Este ano, o projeto ganhou um novo formato, mas temos certeza que levará a mensagem positiva que sempre conseguimos passar”, afirma Diocésio Andrade, oncologista do InORP Oncoclínicas.

Leia mais: Outubro rosa: um alerta para a prevenção do câncer de mama
Assista ainda: 
Para cada mundo, um Mundo Zumm

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!