Início Matérias Esportes Corpo resistente, mente focada: os benefícios de lutar Muay Thai

Corpo resistente, mente focada: os benefícios de lutar Muay Thai

Queridinho de muitas celebridades, o Muay Thai proporciona ótimo condicionamento físico ao mesmo tempo em que ensina sobre valores e resiliência

Sem dúvida, estamos vivendo uma época sem precedentes quando o assunto é vida saudável e atividade física. Mesmo antes da pandemia, encontrar uma maneira de manter o corpo ativo era uma preocupação cada vez maior e mais comum, mas nem por isso fácil de resolver. Afinal, exercitar-se é visto por muitos como obrigação e não, prazer. E foi aí que o Muay Thai surgiu para salvar o dia de muita gente.

Giovanna Ewbank também entrou para o time das lutadoras | Foto: Divulgação

Na verdade, ele foi “redescoberto” por muitos brasileiros, já que essa arte marcial é esporte nacional da Tailândia, seu país de origem, e tem cerca de 2 mil anos de existência. No Brasil, não faz isso tudo que ela chegou, mas vários lutadores já eram adeptos antes mesmo dessa nova onda de interesse. Inclusive, é um dos estilos mais usados por lutadores de MMA.

Agora, entretanto, caiu no gosto também de celebridades como Fernanda Souza, Giovanna Ewbank, Grazi Massafera, Sabrina Sato e muitas outras. Mas por que?

Muay Thai para todos os objetivos

De acordo com o professor Rodney Silva, que dá aulas de Muay Thai na Team Nogueira Ribeirão Preto, é comum encontrar pessoas, especialmente mulheres, que procuram a arte marcial para fugir das academias tradicionais.

“Elas acreditam que algo mais dinâmico pode dar um ‘choque’ e fazer pegar gosto – e estão certas! Quando descobrem que a técnica supera a força e o quanto as deixam poderosas, elas se apaixonam. Acredito, por experiência, que a maioria dos alunos iniciantes não chegam ao Muay Thai pela modalidade em si; sempre tem outro motivo, como condicionamento físico ou para perder peso”, garante o instrutor, que ressalta a prevalência, atualmente, de mulheres em suas aulas.

Realmente, em termos físicos, o Muay Thai não é brincadeira: é estimado que, em uma hora de treino, haja um gasto de 600 a 900 calorias – em média, já que um valor absoluto depende da intensidade do treino, bem como das características físicas de cada praticante.

Em média, um treino de Muay Thai pode queimar até 900 calorias | Foto: Divulgação
Em média, um treino de Muay Thai pode queimar até 900 calorias | Foto: Divulgação

Mas o bom condicionamento proporcionado e o ganho de massa muscular podem ser notados por todo o corpo – pernas, panturrilha, abdominal, quadris, braços e peitoral –, uma vez que essa arte marcial é conhecida por utilizar as “oito armas”: mãos, cotovelos, joelhos e pés. Combinados por meio de golpes, eles estimulam equilíbrio, força, agilidade e coordenação.

Outro impacto muito grande da modalidade é na saúde mental. Segundo Rodney, não é raro encontrar praticantes muito estressados ou com um intenso ritmo de vida que acham na luta uma fuga, um alívio.

“Depois de iniciar o treinamento, a gente consegue esquecer o mundo lá fora. É, pelo menos, 1h só sua, desabafando em movimentos e golpes tudo que ficou entalado ao longo do dia. Enquanto isso, na parte física, aliado a uma alimentação controlada, é inevitável não notar a diferença corporal”, destaca.

Dessa forma, a prática também proporciona resistência, maior flexibilidade, melhor postura e tem impacto significativo e positivo na autoestima.

Muay Thai treina tanto corpo, quanto a mente | Foto: Divulgação
Muay Thai treina tanto corpo, quanto a mente | Foto: Divulgação

Contudo, o professor – conhecido carinhosamente como Rudy – garante que esses benefícios podem até ser o que geram tanta procura pelo Muay Thai, mas não são os principais motivos que fazem a maioria continuar praticando por tanto tempo.

“Após os alunos conhecerem a fundo a arte, aí sim se apaixonam e fica difícil viver sem. O Muay Thai consegue misturar conceitos espirituais com agressividade corporal, dança e leveza, a partir de uma base firme. Isso torna o treinamento muito diferenciado”, avalia.

Corpo e mente equilibrados

Além de ensinar, Rudy faz questão de treinar | Foto: Arquivo pessoal
Além de ensinar, Rudy faz questão de treinar | Foto: Arquivo pessoal

Essa experiência única proporcionada pelo Muay Thai também tem relação íntima com seus valores, baseados principalmente na disciplina e no respeito – tanto consigo mesmo, quanto com os que estão ao seu redor.

“No mundo em que vivemos, a disciplina tem ficado de lado muitas vezes. Somos naturalmente indisciplinados; porém, ao trabalhar essa qualidade no tatame, enxergamos os benefícios de ser disciplinados e nunca mais mudamos”, ensina Rudy.

As consequências desses aprendizados vão desde impactos físicos, como autocontrole, reflexo e concentração, até mudanças mentais, com a compreensão das próprias limitações e do real sentido da palavra “superação”.

Quando a prática é coletiva (como nas aulas da Team Nogueira), tudo isso é desenvolvido junto com a construção de relações sociais significativas entre parceiros de treino. “Também aprendemos que cada um tem sua história e ela deve ser respeitada. Em pouco tempo, um está cobrando a presença do outro; vira um ciclo de companheirismo motivador e cria laços”, enfatiza o professor.

O professor Rodney durante uma de suas aulas na Team Nogueira | Foto: Arquivo pessoal
O professor Rodney durante uma de suas aulas na Team Nogueira | Foto: Arquivo pessoal

Para quem desejar começar a praticar Muay Thai ou está procurando uma atividade física ideal, Rudy deixa o conselho: “Procure um professor de verdade e se transforme. A luta ensina a lidar com e superar o medo, a ter paciência, a pensar sob pressão, a agir com clareza e não deixar nada abala seu foco. O que você aprende no tatame reflete em toda a sua vida”.

Leia também: Ex-campeão nas quadras, Adriano Ferreira perpetua o tênis no Brasil
Confira: Descubra qual treino transformou Gal Gadot na Mulher-Maravilha

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!