Se vivemos no novo normal, o jeito é também adaptar as experiências de viagem. Pois, trazemos oportunidades para você conhecer o mundo mesmo estando em casa
“Talvez em Roma, Dublin ou Barcelona, em um café em Madri, o que será de você? Nadando na Grécia, passeando em Paris, não se esqueça de mim”. Embora essa seja a letra de uma música, ela nos lembra de quando fazíamos planos de conhecer o mundo, em um tempo pré-pandemia…. Mas será mesmo que isso ficou no passado? Ou ainda podemos explorar diferentes países?
Saiba que podemos sim! Antes de tudo, não estamos falando que será a mesma coisa. Até porque nenhuma experiência é igual a outra – mesmo quando estamos in loco. Mas a tecnologia aliada a criatividade humana estão aí para que continuemos experimentando e vivendo ótimos momentos.
O transporte para conhecer o mundo
Então, que tal visitar o Coliseu, acompanhado por um guia, mesmo sem sair de casa? Ou aprender a fazer verdadeiros tacos mexicanos com uma chef de lá? Você ainda pode meditar com um monge budista no Japão.
Isso tudo e muito mais é possível por meio da plataforma Airbnb. Criada originalmente para o aluguel de espaços por temporada – quem tem um espaço, anuncia, e quem está viajando, aluga –, a iniciativa lançou em 2020 o Experiências online, um departamento em que os hosts (pessoas que normalmente recebem os viajantes) oferecem atividades que podem ser realizadas à distância.
Abaixo, você confere sugestões muito legais que selecionamos em diferentes cantos do mundo – oportunidades que você talvez nem teria de outra forma!
No tempo dos imperadores
Já abrimos nossa lista com uma viagem que não é só entre países, mas também entre tempos. Pois é! Isso porque o guia de turismo Brent nos leva por um passeio pelo Coliseu Romano, monumento com mais de 2 mil anos.

E nada de pensar que é tipo uma visita com realidade virtual. Tudo bem que você estará atrás de uma tela, mas Brent estará fisicamente no Coliseu, levando seus convidados para explorar cada pedacinho do lugar – até porque ele é um guia licenciado. Assim, por exemplo, ele é um dos poucos que possui acesso especial às masmorras do antigo estádio. Uma verdadeira aula de história onde a história foi feita!
Hecho en México
Os tacos são uma receita mexicana que ganhou o mundo todo e, consequentemente, adaptações. Mas nada como o sabor original! Por isso, que tal preparar tacos de rua (mais típico impossível!) com uma chef profissional?

Na página da anfitriã Graciela, é possível agendar uma aula de 90 minutos, para até 10 pessoas, na qual ela ensinará passo a passo a cozinhar as delícias. Nos primeiros 30 minutos, todos vão se conhecer e se familiarizar com a receita. Na seguinte hora, será a vez de preparar o molho, o recheio (até com opção vegana) e as tortilhas. Mais de 1 mil pessoas já aprovaram essa experiência vinda direto da Cidade do México.
Cheers!
Com o prato principal e especial definido – os tacos – ficou faltando uma bebida para acompanhar, não é mesmo?! Então, do México você deve ir para Londres, onde aprenderá a preparar coquetéis especiais com Pedro Paulo, eleito o melhor barman do Reino Unido em 2013.

Durante 75 minutos e podendo convidar até nove amigos, você descobrirá como misturar ótimos ingredientes, equilibrá-los e apresentá-los de maneira extraordinária. Além de aprender a fazer um coquetel clássico, Pedro também guiará por uma viagem histórica, contando a evolução dos drinks na era Neo Classic. Ah, a lista dos ingredientes necessários é enviada antes do encontro, para que todos estejam devidamente preparados.
Encontre sua paz no Japão
Sem dúvida, estamos precisando de muita paz interior para encarar esse momento difícil – não à toa que tanta gente foi tentar encontrar a resposta na meditação. E quem tentou sabe que não é tarefa fácil.
Mas talvez fique menos difícil e mais prazerosa se for guiada por um verdadeiro monge budista. Quem melhor que um para ensinar? Nesse caso, quem se propõe é Kuniatsu, que já é monge há quase 20 anos.

No encontro, com duração total de 60 minutos, ele começa compartilhando detalhes sobre prática da meditação, para, na sequência, fazer dois tipos. Primeiro, é um mantra entoado por 20 minutos; depois, uma meditação expiratória de 10 minutos. Os minutos finais são reservados para os convidados compartilharem dúvidas e reflexões.
Agende seu momento com Kuniatsu!
Dito isso, em que lugar do mundo encontramos você na próxima vez?
Leia mais: O que faz de Trancoso o destino queridinho dos famosos?
Assista: Salada de Nectarina com Adizza Bonini