Início Matérias Autos Conheça as motos pioneiras da Harley-Davidson

Conheça as motos pioneiras da Harley-Davidson

Com 117 anos de existência, não faltaram modelos que representaram marcos na história da Harley-Davidson. Quais deles você conhece?

As motos da Harley-Davidson possuem uma reconhecimento que a prescendem em qualquer lugar do mundo. Seus modelos elétricos, por sua vez, carregarão para sempre a honra de estarem entre as primeiras de sua categoria. Inclusive, com lugar cativo no panteão daquelas que deixaram sua marca na história marca.

Conheça, a seguir, cinco modelos que possuem um lugar de destaque nessa lista:

Softail 1984

Nenhum modelo incorpora melhor a famosa frase de Willie G. Davidson, “A forma segue a função, mas ambas se reportam à emoção”, do que o chassi da Softail. Afinal, sua silhueta limpa, de uma clássica estrutura de traseira rígida, incorpora uma suspensão altamente competente mantida fora do alcance da visão.

A Softail 1984 original lançou uma plataforma bem-sucedida e ajudou a introduzir o motor “Evolution”. Ele leva o crédito de ter salvo a empresa durante um de seus momentos de maior dificuldade.

FLT Tour Glide 1980

Harley Davidson Tour Glide | Crédito: Divulgação

Apesar de não ter sua importância tão reconhecida, essa moto introduziu diversos recursos tecnológicos importantes que continuam sendo padrão nos modelos Touring até hoje. Entre eles, a primeira carenagem da Harley-Davidson montada no quadro. Além disso, o motor e a transmissão aparafusados juntos, em uma única unidade, e suportes de motor com isolamento de borracha reduzem as fortes vibrações sentidas pelo motociclista e pelo passageiro.

Seu estilo era ousado para a época, mas se tornou totalmente reconhecível nas estrada!

Low Rider 1977

Harley-Davidson Low Rider | Crédito: Divulgação

A motocicleta Super Glide foi o primeiro modelo de fábrica a combinar o chassi do Big Twin com a estreita extremidade frontal da Sportster. O resultado desse encontro foi o clássico perfil de uma “cruiser customizada”.

Alguns anos depois, esses elementos se revelaram com clareza no formato perfeito da Low Rider, uma motocicleta despojada a ponto de só conservar seus elementos mais essenciais.

EL 1936

Harley-Davidson Knuckle | Crédito: Divulgação

Ao oferecer o estilo e o desempenho de uma “supermotocicleta” quando estreou durante o auge da Grande Depressão, a lendária Knucklehead direcionou os cabeçotes de cilindro com válvulas suspensas para a produção em massa. Essa decisão estabeleceu um padrão para o desempenho do V-Twin, que é mantido até hoje no motor Milwaukee-Eight.

O design atemporal dos modelos EL, com seu tanque e paralamas, comandos, acabamentos e grafismos, ainda parecem atuais no século 21.

Model 5-D 1909

Harley-Davidson 5D | Crédito: Divulgação

Embora tenha tido apenas 27 unidades fabricadas, o Model 5-D teve a honra de ser a primeira moto equipada com o motor V-Twin anunciada pela Harley-Davidson. Ele também estabelecido o quase sagrado formato de 45 graus do motor V-Twin refrigerado a ar. Uma motocicleta lendária.

Conheça também: Modelo 100% elétrico da Jaguar começa a ser vendido em Ribeirão
Assista: Ballet + treino funcional? É o Ballet Blend!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!