Início Matérias Cultura Confira a programação do "20h de literatura" que começa hoje

Confira a programação do “20h de literatura” que começa hoje

Evento online para celebrar os 20 anos da Feira do Livro de Ribeirão Preto traz na programação nomes como Marcelino Freire, Diego Souza Merigueti e Guilherme Nali

Começa nesta segunda-feira, 14 de setembro, a ação “20 horas de literatura”, organizada pela Fundação do Livro e Literatura de Ribeirão Preto. O evento digital, que acontece até sexta-feira, 18, celebra os 20 anos da Feira do Livro na cidade, que seria realizada este ano, mas foi cancelada em virtude da pandemia.

Com a participação de autores e educadores do cenário brasileiro, serão 20 horas de programação transmitida pelos canais online da Fundação, direto do Theatro Pedro II. As palestras acontecerão entre as 18h e 22h e, em alguns casos, haverá interação por videoconferência.

Além dos nomes confirmados, o grupo Alma (Academia Livre de Música e Artes) também foi convidado para produzir 21 vídeos de 2 a 7 minutos. São produções artísticas que envolvem performances da música, cinema e teatro.

A seguir, conheça quais serão os temas de cada dia e os palestrantes convidados:

Política

No primeiro dia do evento, os temas discutidos serão voltados para questões políticas. Cairo Junqueira, docente de Relações Internacionais na Universidade Federal de Sergipe, discutirá o tema “Globalização”. Já João Luiz Passador, professor titular da FEA-USP, falará sobre “Governança”. Por sua vez, Lilian Rosa, historiadora e ex-diretora do Patrimônio Cultural, discutirá “Identidade”, enquanto o repórter Cristiano Pavini, coordenador no Instituto Ribeirão 2030, abordará “Corrupção”.

Atualidades

No segundo dia, 15/9, o escritor premiado Marcelino Freire, que conta com dois Prêmios Jabutis e um Prêmio Machado de Assis, abordará o termo “Protagonismo”. O escritor Daniel Munduruku, professor da etnia indígena Munduruku, apresentará o tema “Sustentabilidade”. Juliana De Paula Bigatão, professora da Unifesp, falará sobre “Terrorismo”. A última convidada do dia será a psicóloga Mafoane Odara, gerente do Instituto Avon, trazendo sua análise sobre “Empatia”.

Participação

Na quarta-feira, 16, os assuntos estarão relacionados à tolerância e acolhimento das diferenças. O advogado Diego Souza Merigueti participará com o tema “Refugiados”. Patricia Teixeira Santos, historiadora e autora de dois livros, conversará sobre “Intolerância”. O escritor e filósofo Renato Janine Ribeiro, que já foi ministro da Educação do Brasil em 2015, debaterá o tema “Democracia”. A historiadora Sandra Molina encerra a programação discutindo “Cidadania”.

Valores

No quarto dia, 17/9, os temas juntarão respeito e individualidades. Amara Moira, professora de literatura, transexual e feminista, falará sobre “Empoderamento”. Já a psicóloga Marlene Trivellato Ferreira participará com o tema “Resiliência” e o educador brasileiro César Nunes apresentará a palavra “Humanização”. A educomunicadora Adriana Silva, presidente interina da Fundação do Livro e Leitura e ex-secretária da Cultura de Ribeirão Preto, falará sobre “Disruptura”.

Comunicação

No último dia, 18/9, a programação se dirige a temas da atualidade. Guilherme Nali, jornalista, historiador e mestrando em políticas públicas, contará sobre o novo termo “Googlar”. Lucas E. S. Galon, presidente interino e diretor artístico da Academia Livre de Música e Artes, conversará sobre as temidas “Fake News”. Em seguida, Murilo Pinheiro, diretor da revista Revide, fala sobre “Selfie”. Para finalizar, Galeno Amorim, ex-secretário municipal de Cultura da cidade, discute o tema “Agenda”.

Lançamento especial

Durante o “20 horas de literatura”, será lançado ainda o e-book “20 palavras. Leituras sobre o Agora”, produzido para eternizar as celebrações dos 20 anos da Feira Internacional do Livro (FIL) de Ribeirão Preto.

Com a colaboração do Sesc/SP, a obra reúne textos dos autores convidados com o intuito de reforçar o diálogo e pensamentos sobre as palavras que norteiam o evento. O exemplar online ficará disponível na nova plataforma da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto de forma gratuita.

A programação completa pode ser acessada na nova plataforma da Feira: www.fundacaodolivroeleiturarp.com.

Leia também: Com 20 horas de literatura, Feira do Livro comemora 20 anos
Assista: Papo Zumm: A moda brasileira pós pandemia

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!