Início Matérias Curiosidades Confira 10 produtos do cotidiano que foram criados pela NASA

Confira 10 produtos do cotidiano que foram criados pela NASA

As tecnologias surgiram para a exploração espacial e sofreram adaptações para integrar a vida dos seres humanos

A NASA não se resume apenas aos foguetes e roupas para os astronautas. Inúmeros produtos do nosso dia a dia foram adaptados de pesquisas feitas pela agência espacial americana. Ficou curioso para saber quais produtos são esses? Confira:

  1. Amortecedores no tênis Nike: o produto surgiu através de um processo envolvendo moldagem por sopro de borracha, usado na fabricação dos capacetes usados pelos astronautas. 
  2. Colchão ortopédico de espuma da memória: no final da década de 60, Charles Yost desenvolveu a espuma da memória. Inicialmente, o produto era destinado às melhorias das poltronas dos aviões, tanto para acomodar a equipe quanto para proteger contra possíveis acidentes. As principais características da espuma são a suavidade e a capacidade de absorver grandes impactos. Esse material passou a ser utilizado em produtos domésticos voltados ao conforto, como colchões ortopédicos e travesseiros.
  3. Máquina de exercícios BowFlex: pensando em deixar os astronautas mais fortes e resistentes, para não sofrerem com o enfraquecimento dos músculos e dos ossos fora da Terra, a NASA desenvolveu uma rede de exercícios que mantivesse a força da tripulação. O sistema BowFlex foi criado com molas, já que as pessoas não possuem nenhuma função no espaço, dessa forma tornou-se uma forma dinâmica de exercícios.
  4. Termômetro auricular: o surgimento da tecnologia infravermelha permitiu que os astrônomos medissem a temperatura de estrelas e planetas. O uso dessa tecnologia chegou ao cotidiano através de termômetros auriculares, capazes de descobrir com rapidez e precisão a temperatura do corpo, usando como base a quantidade de energia infravermelha emitida pelo tímpano. O método é mais seguro e elimina a possibilidade de infecção, já que não há contato com as mucosas.
  5. Vidro resiste a arranhões: o Centro de Pesquisa Ames desenvolveu o projeto de um sistema de purificação de água das naves espaciais e também do revestimento das viseiras do capacete dos astronautas. A indústria de óculos conseguiu atender a demanda no governo americano na década de 70, utilizando a tecnologia para a produção de lentes resistentes aos arranhões.
  6. Creme dental restaurador: esse tipo de pasta é utilizado por quem sofre de perda de densidade óssea. Trata-se de uma forma sintética de hidroxiapatita, um mineral presente tanto nos ossos quanto nos dentes, que não é tóxico e é biocompatível.
  7. Cobertor térmico: o mylar é uma forte película de poliéster com resistência térmica e propriedades de isolamento, era usado em satélites e em trajes espaciais. Atualmente, esse tipo de material é usado em fitas magnéticas e cobertores térmicos, por ser leve e compacto, além de ser à prova de água, do frio e de sua capacidade de manter o calor corporal.
  8. Relógios de quartzo: a NASA considera a precisão do tempo algo extremamente importante, e foi por isso que a agência americana contratou a General Time Corp para fazer um cristal de quartzo, pois ele vibra milhões de vezes por segundo quando é estimulado eletricamente. A NASA manteve a precisão em suas missões, e esse material logo foi absorvido pela indústria para levar aos consumidores relógios mais precisos, evitando atrasos.
  9. Chapinha: a agência americana realizou uma pesquisa sobre nanomateriais. O resultado alcançado foi que quando as nanopartículas são aquecidas, produzem íons negativos ou positivos. Tal produção ajudava a “moldar” o cabelo.
  10. Aeroponia: em longas viagens, os astronautas tinham que cultivar sua própria comida. Assim, foi criada a aeroponia, um tipo de jardinagem que pode ser cultivado com as plantas suspensas no ar, sem solo, reduzindo o consumo de água em 98%. É uma técnica de cultivo usada em pequenos apartamentos ou casas que não contam com muito espaço para manter uma horta.

Leia também: Você sabe quais são os 8 países mais seguros do mundo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!