Criado pelo empresário Fernando Augusto de Lara Barbosa, em meio à pandemia, o Conecta Ribeirão, grupo online de empresários, já gerou mais de R$20 milhões em negócios
Desde março de 2020, quando o mundo se deparou com a pandemia da Covid-19, muitos setores da economia foram drasticamente abalados. Pensando em uma maneira de “não deixar a roda parar de girar”, o empresário Fernando Augusto de Lara Barbosa, diretor comercial da Planearte Móveis de Indústria, criou um grupo de WhatsApp, no qual conseguiu reunir empresários e profissionais de diversas áreas de Ribeirão Preto, em busca de novos negócios.
Chamado “Conecta Ribeirão”, o grupo tem o objetivo de realizar ações solidárias, assim como fazem Maçonaria, Rotary, Amcham e Lide. Contudo, diferente desses, sem pagamentos mensais e reuniões fixas.

“Nascemos para conectar pessoas, empresários e profissionais locais em um momento que a economia sofreu um grande baque. O grupo conta com profissionais que atuam em diversos ramos, como construtoras, veículos de comunicação e comércio”, explica Barbosa.
Segundo ele, hoje, quase completando um ano, o Conecta já gerou R$ 5 milhões em negócios, conectando pequenas, médias e grandes empresas. As causas solidárias também estão entre os projetos do empresário e de seu sócio Rafael Souza.
“Ser solidário nesse momento é a grande oportunidade para as marcas, principalmente nesse cenário de tensão, quando as pessoas ficam amedrontadas e, muitas vezes, como é o caso de várias empresas, paralisadas. Agora, a saída é ser criativo!”
O Conecta arrecadou 15 toneladas de alimentos com as cestas básicas por meio de uma live realizada com a dupla João Bosco e Vinicius. Além disso, promoveu uma campanha junto ao Lipe do Vôlei Ribeirão, para levantar recursos ao esporte, que sofreu com a perda de patrocínios.
“Os recursos podem estar ao nosso lado. Por isso, nosso maior objetivo é gerar negócios dentro do nosso círculo de relacionamento e, com essa sinergia, movimentar o mercado!”
Parabéns Gordinho e Rhafa. O mercado precisa de empreendedores e boas ideias como essa. Vamos sair dessa conjuntura com atitudes proativas e práticas. Temos que parar de criticar governos e partir pra atitudes, como a de vocês. Valeu amigos!