Início Matérias Pet Como acalmar seu pet em dias de tempestade

Como acalmar seu pet em dias de tempestade

O seu pet fica muito assustado durante uma tempestade? A veterinária Raquel Tittoto dá algumas dicas de como tranquilizar seu companheiro em dias de muita chuva

Nossos fiéis companheiros já tiveram que passar pelo primeiro teste de resistência de 2021: os fogos de artifícios que marcam a entrada do ano, deixando-os muito assustados. Infelizmente, essa não é a única situação que tira a tranquilidade de nossos pets! As chuvas de verão e as tempestades indicando que o outono se aproxima estão provocando medo em muitos deles. Então, se você tem um em casa, o que fazer para ajudar?

Essa fobia acontece porque o volume dos ruídos, além de incomodar, é entendido como aviso de perigo. As reações a essa “ameaça”, portanto, podem ser variadas. Um cachorro, por exemplo, com medo do trovão, pode ofegar, latir, se esconder, tremer, arranhar e até entrar em pânico a ponto machucar a si mesmos.

Para lidar com a fobia do seu melhor amigo, existem alguns truques práticos que podem ajudar. Confira, a seguir, dicas da veterinária Raquel Tittoto de Oliveira – quem melhor que um profissional para aconselhar?

  • Para que o seu pet não escute o trovão com tanta intensidade, proteja seu ouvido com algodão. Assim o barulho será abafado e ele não ficará tão assustado.
  • Aumente o volume dos aparelhos eletrônicos. Às vezes, o som da televisão, do ventilador e até mesmo do celular podem ajudar a encobrir a tempestade. Mas fique atento aos fios na tomada durante a chuva!
  • Se puder, fique com seu animalzinho no colo ou o ajude a encontrar um lugar seguro, para que se esconda até o barulho passar – e evitando também que ele possa tentar fugir.
  • Passe confiança e não demonstre nervosismo diante a situação. Aliás, é do extinto animal reconhecer nossas linguagens corporais.
  • Tente brincar com seu pet. Os exercícios e o cansaço os deixarão mais relaxado e menos preocupados com os barulhos.
  • Uso de florais e fitoterápicos diminuem a ansiedade do animal, sem interferir em seu ânimo no dia a dia.
  • Caso o medo seja muito grande e intenso, procure um veterinário de confiança para a indicação de medicações mais específicas.

Leia mais: TV para cachorro? Conheça os canais dedicados aos pets
Assista: 
Salada refrescante de melancia com Adizza Prado Alves

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!