Como acalmar seu pet em dias de tempestade

POR Redação 19 de fevereiro de 2021
EDITORIAS QUE PODEM TE INTERESSAR

O seu pet fica muito assustado durante uma tempestade? A veterinária Raquel Tittoto dá algumas dicas de como tranquilizar seu companheiro em dias de muita chuva

Nossos fiéis companheiros já tiveram que passar pelo primeiro teste de resistência de 2021: os fogos de artifícios que marcam a entrada do ano, deixando-os muito assustados. Infelizmente, essa não é a única situação que tira a tranquilidade de nossos pets! As chuvas de verão e as tempestades indicando que o outono se aproxima estão provocando medo em muitos deles. Então, se você tem um em casa, o que fazer para ajudar?

Essa fobia acontece porque o volume dos ruídos, além de incomodar, é entendido como aviso de perigo. As reações a essa “ameaça”, portanto, podem ser variadas. Um cachorro, por exemplo, com medo do trovão, pode ofegar, latir, se esconder, tremer, arranhar e até entrar em pânico a ponto machucar a si mesmos.

Para lidar com a fobia do seu melhor amigo, existem alguns truques práticos que podem ajudar. Confira, a seguir, dicas da veterinária Raquel Tittoto de Oliveira – quem melhor que um profissional para aconselhar?

  • Para que o seu pet não escute o trovão com tanta intensidade, proteja seu ouvido com algodão. Assim o barulho será abafado e ele não ficará tão assustado.
  • Aumente o volume dos aparelhos eletrônicos. Às vezes, o som da televisão, do ventilador e até mesmo do celular podem ajudar a encobrir a tempestade. Mas fique atento aos fios na tomada durante a chuva!
  • Se puder, fique com seu animalzinho no colo ou o ajude a encontrar um lugar seguro, para que se esconda até o barulho passar – e evitando também que ele possa tentar fugir.
  • Passe confiança e não demonstre nervosismo diante a situação. Aliás, é do extinto animal reconhecer nossas linguagens corporais.
  • Tente brincar com seu pet. Os exercícios e o cansaço os deixarão mais relaxado e menos preocupados com os barulhos.
  • Uso de florais e fitoterápicos diminuem a ansiedade do animal, sem interferir em seu ânimo no dia a dia.
  • Caso o medo seja muito grande e intenso, procure um veterinário de confiança para a indicação de medicações mais específicas.

Leia mais: TV para cachorro? Conheça os canais dedicados aos pets
Assista: 
Salada refrescante de melancia com Adizza Prado Alves

TAGS
PUBLICIDADE
COMPARTILHE

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATÉRIAS QUE VOCÊ PODE GOSTAR
PUBLICIDADE
COMPARTILHE