Início Matérias Cultura Com mais de 100h, começa hoje a 20ª Feira do Livro de...

Com mais de 100h, começa hoje a 20ª Feira do Livro de Ribeirão Preto

Já considerada uma edição histórica, a 20ª FIL vai até 29 de agosto, contando com cerca de 60 atividades abertas e gratuitas

Hoje, 20 de agosto, a partir das 19h, acontece a cerimônia de abertura da 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, com transmissão ao vivo pela plataforma www.fundacaodolivroeleiturarp.com e pelo canal do YouTube da Fundação do Livro e Leitura.  A FIL 2021 será uma edição 100% digital, que oferecerá cerca de 60 atividades, totalizando aproximadamente 110 horas de programação.

A abertura oficial contará com participação dos organizadores do evento e terá como destaque a exibição de um VT especialmente preparado para a ocasião e do clipe “Samba da Utopia”, música de Jonathan Silva, que reforça o tema do evento “Velhas e Novas Utopias”. “O tema é muito propício para a realidade que o mundo está vivendo. Vem da vontade de celebrar e das questões que precisamos dar conta de responder”, comenta Adriana Silva, educomunicadora e curadora da FIL.

20ª FIL | Crédito: Divulgação
20ª FIL | Crédito: Divulgação

A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, acrescenta que neste ano também chama a população para o embate literário. “A temática nos deu a missão de redimensionar a realidade com ênfase nas páginas impressas das muitas obras que desfilarão nestes 10 dias da Feira, para entregar um conteúdo expressivo, reflexivo, artístico e muito contemporâneo”.

Diferente de outros anos, essa edição não terá a presença física do público. Mas, mesmo assim, o novo formato do evento prevê a participação e interação das pessoas, já que tem como novidade uma plateia representativa que estará on-line e ao vivo.

A programação vai reunir nomes importantes no cenário cultural nacional e internacional. Totalmente gratuito, o festival literário será acessível, com interpretação em Libras para todas as atividades, além de legendas nas atrações internacionais em que os participantes não falam a língua portuguesa.

E como sempre, a FIL elencou nomes da literatura para homenagear durante a Feira. Mia Couto é o escritor homenageado e Conceição Evaristo, a escritora homenageada. O autor local é Carlos Roberto Ferriani, a professora homenageada é Elaine Assolini e o patrono é Paulo Roberto Oliveira. Semíramis Paterno é a autora infantojuvenil, Milton Santos, o autor educação e Edgar Morin também recebe uma homenagem especial.

Para acompanhar a programação completa, basta acessar os canais da Fundação do Livro e Leitura:

20ª FIL | Crédito: Divulgação
20ª FIL | Crédito: Divulgação
  • Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
  • Instagram (@fundacaolivrorp)
  • Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
  • Linkedin (fundacaolivrorp)
  • Twitter (@FundacaoLivroRP)

Leia também: O que está acontecendo no Afeganistão?

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!