Início Matérias Curiosidades Com efeito terapêutico, canais de podcast ajudam a saúde mental

Com efeito terapêutico, canais de podcast ajudam a saúde mental

O Mundo Zumm selecionou seis programas no formato podcast que podem ser fonte de um verdadeiro conforto para a mente; Escute e respire!

Em tempos que provocam intensa instabilidade emocional, é importante ficar atentos ao que consumimos – de alimentos a conteúdos de informação e entretenimento. Nesse sentido, embarcar na onda do podcast talvez seja uma boa maneira oferecer um pouco de conforto a sua mente durante a rotina atribulada do dia a dia.

Não só por ser uma ferramenta de áudio (que parece sobrecarregar menos nossa cabela), o podcast também permitiu a criação de muitos canais que tratam especificamente de temas relacionados à saúde mental ou que contribuem para seu bem-estar.

Eles trazem uma diversidade de perspectivas, tornando a reflexão do assunto cada vez mais normal. Além disso, ouvir pessoas conversando, criando certa sensação de que estão falando com você, ajuda a combater o sentimento de estar sozinho ou isolado; oferece uma companhia – de valor inestimável em um período no qual “isolamento social” tem sido o termo de ordem. 

Abaixo, você confere algumas sugestões de canais que podem ajudar na jornada de autoconhecimento e cuidado com o seu bem-estar. Escolha o que mais combina com você e (como dizem nesse universo) boa audição!

Para dar nome às coisas

Apresentado com muita sensibilidade e sabedoria pela jornalista Natália Sousa, o podcast “Para dar nome às coisas” aborda temas delicados que merecem atenção, como autocobrança, medo do fracasso, busca pela perfeição e excesso de comparação.

Em outras palavras e como a própria Natália define: “o podcast é uma mesa de bar na web, daquelas que a gente senta e sente que não estamos sós”.

É nóia minha?

Em “É nóia minha?”, a roteirista, escritora e paranoica de plantão Camila Fremder divide com seus convidados todas as maluquices que passam pela sua cabeça. Então, se você é do tipo que perde o sono com pensamentos que parecem absurdos, esse podcast é feito para você!

Entre as temáticas, discutidas estão as inseguranças relacionadas a ser mulher, a ansiedade, os distúrbios alimentares, os conflitos entre amigos e a procrastinação

Bom dia, Obvious!

“Bom Dia, Obvious! O que você vai fazer pela sua felicidade hoje?”. É nesse tom que Marcela Ceribelli, CEO e diretora criativa da Agência Obvious, costuma abrir os episódios de seu podcast, no qual recebe convidadas para ter conversas “de peito aberto”, focadas especialmente no universo feminino. Assim saúde mental, autocuidado, carreira, autoestima, relacionamentos e outros tópicos já tomaram conta dos bate-papos.

Estamos bem?

Toda segunda-feira, os jornalistas Bárbara dos Anjos Lima e Thiago Theodoro convidam o ouvinte para embarcar em uma jornada de autoconhecimento a fim de buscar jeitos mais legais e leves de viver. 

Por trás dos debates está em pauta, é apontada a importância da busca pelo autoconhecimento, especialmente para a tomada de decisões.

O podcast “Estamos Bem?” é perfeito para passar o tempo ouvindo histórias inspiradoras e dicas legais para serem aplicadas no dia a dia.

Na nossa vida

“Na Nossa Vida” é o espaço onde a escritora Isa Ribeiro compartilha o seu guia para uma vida mais leve, a partir de temas como autocuidado, relacionamentos e maternidade.

Isa também tenta incentivar a vivência do momento presente, transmitindo suas mensagens por meio de episódios fáceis de encaixar na rotina.

“Eu sou a Isa e aqui é onde compartilho o meu guia por uma vida com #NadaAlémdoSimples”, destaca a escritora em seu canal.

Autoconsciente

Também a partir de diversas perspectivas, a jornalista Regina Gianette conduz por uma viagem à consciência, trazendo grande questões de maneira compassiva. Seu podcast busca levar o ouvinte para uma relação mais leve consigo mesmo, baixando o tom da autocobrança e da autocrítica que tanto ecoam em nossas cabeças.

Para isso, os episódios retratam situações que todos vivemos, de maneira esclarecedora e acolhedora.

Leia também: O que um podcast pode fazer pela sua empresa?
Confira: Beleza tem padrão?

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!