Início Matérias Cultura Com 20 horas de literatura, Feira do Livro comemora 20 anos

Com 20 horas de literatura, Feira do Livro comemora 20 anos

Edição de 2020 marcaria duas décadas do evento em Ribeirão Preto. Para celebrar, um evento digital com 20 horas de literatura acontecerá entre os dias 14 a 18 de setembro

A Feira do Livro é um evento muito marcante e importante para as cidades em que é realizada. Em Ribeirão Preto, a edição que seria realizada em 2020, mas precisou ser remarcada para o ano seguinte, marcaria os 20 anos do evento e sua 1ª vez como uma feira internacional. Contudo, foi necessário se ajustar às novas circunstâncias.

Para não deixar esse importante marco passar em branco, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promoverá a ação “20 horas de literatura”, entre 14 e 18 de setembro.

Com a participação de autores e educadores do cenário brasileiro, a comemoração tomará espaço em uma plataforma digital recém-lançada (confira aqui). O canal transmitirá as atividades ao vivo direto do Theatro Pedro II, das 18h às 22h. Em alguns casos, haverá interação por videoconferência com os palestrantes.

Os interessados em participar podem se inscrever pela nova plataforma e, após a finalização do evento, terão direito a certificados online para impressão pessoal. O conteúdo também estará disponível pelo YouTube (FeiraDoLivroRibeirao) e redes sociais da Fundação:

Formato criativo

Com formato 100% digital, a ação literária traz uma proposta criativa: foram escolhidas 20 palavras que definiram os últimos 20 anos no mundo (tais como globalização, identidade, intolerância, democracia e cidadania) e 20 autores para discutirem cada uma delas.

Na ocasião, também será lançado o e-book “20 palavras. Leituras sobre o Agora”, contendo os textos dos convidados.

O objetivo principal da ação, em parceria com o SESC SP e a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, é promover debates sobre literatura, educação e cultura. Para Adriana Silva, presidente interina da Fundação e curadora da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), o evento trará questões atuais e que refletiram nas decisões tomadas nos últimos 20 anos. “O debate é autêntico e esse tema escolhido pela Fundação deu a ele vivacidade, estando em sintonia com o que está acontecendo no mundo”, afirma.

Mauro Cesar Jensen, gerente regional do SESC Ribeirão, avalia que os eventos literários são de extrema importância, pois, promovem conhecimento, lazer e socialização. Segundo ele, neste momento em que a grande parte dos eventos, incluindo culturais, são apresentados através das plataformas digitais, o debate promovido pelas 20 horas de literatura se faz necessário.

“Essas tecnologias podem trazer benefícios à população, principalmente de maior vulnerabilidade social que, para além de uma maior interação com o universo digital, tenham acesso a um conteúdo cultural diverso”, destaca.

20 horas de literatura

  • Quando: de 14 a 18 de setembro. Sempre das 18h às 22h.
  • Onde: Plataformas digitais com transmissão (ao vivo) do Theatro Pedro II.
  • Participação: aberta e gratuita. Interessados em certificados devem se inscrever com antecedência.

www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Leia mais: Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto é suspensa
Assista: Papo Zumm: A moda brasileira pós pandemia

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!