Início Matérias Cultura Cidades da América Latina são 'telas' de incríveis artes urbanas

Cidades da América Latina são ‘telas’ de incríveis artes urbanas

Rio de Janeiro, Bogotá e Cidade do México são destinos latinos que contam com fortes representantes da street art – como são conhecidas as artes urbanas

Não é preciso mais que uma caminhada pelas ruas para se sentir em uma galeria de arte: a street art ou arte urbana, cujo movimento nasceu nos Estados Unidos, nos anos 70, está por todo o mundo, em paredes, pontes, viadutos e fachadas. E, na América Latina, ganhou ainda mais força, com os países sendo autênticos museus a céu aberto.

Antes de pensar em pegar o passaporte, lembre-se de que o Brasil também é América Latina. Ou seja, ele está sim incluido na lista de destinos com incríveis artes urbanas.

É o caso de São Paulo: Maior metrópole do continente, a capital paulista transborda exemplos desse estilo artístico. Alguns dos espaços mais conhecidos são o Beco do Batman, no bairro da Vila Madalena; o viaduto do Minhocão, uma via expressa com inúmeros grafites nas suas colunas; e, finalmente, o Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU), no qual é possível admirar mais de 70 murais diferentes.

Escadaria Selarón, no Rio de Janeiro | Foto: Divulgação/Civitatis
Escadaria Selarón, no Rio de Janeiro | Foto: Divulgação/Civitatis

Outra cidade brasileira que se destaca pela street art é o Rio de Janeiro. A famosa Escadaria Selarón, no bairro de Santa Teresa, é parada obrigatória de qualquer turista. Essa obra de arte urbana foi criada por Jorge Selarón, um pintor e ceramista chileno, e inspirada no Parque Güell, de Barcelona.

Mas ela não é a única. A cidade maravilhosa tem até representante no Guinness Book: o mural gigante de 3.000m² do artista Eduardo Kobra, no Boulevard Olímpico.

Mural gigante na Vila Olímpica | Foto: Divulgação/Civitatis

Artes urbanas de los hermanos

A capital mexicana reúne belíssimos exemplares de street art, com as cores e os fortes traços típicos do país. Em um rápido tour, é possível conhecer alguns exemplos até mesmo embaixo da terra, na estação de metrô de Insurgentes, que tem um grande mural de 1990.

Vários muros e construções pela Cidade do México também transbordam arte urbana, como nas ruas da Colônia Roma e no edifício do Centro Cultural Polyforum Siqueiros, cuja icônica fachada foi pintada pelo artista David Alfaro Siqueiros.

Já o distrito de Callao, no Peru, se tornou um verdadeiro epicentro das artes urbanas latinas e ganhou fama pelas iniciativas artísticas relacionadas ao grafite. Uma das melhores maneiras de se conhecer a região é começar o passeio pela zona monumental, que abriga mais de 60 murais.

Lima, no Peru, possui muitas fachadas no estilo street art | Foto: Divulgação/Civitatis
Lima, no Peru, possui muitas fachadas no estilo street art | Foto: Divulgação/Civitatis

A poucos minutos de carro, a Villa El Salvador, um dos maiores subúrbios de Lima, também oferece centenas de obras que representam as etnias quechuas, aimaras, amazônicas e afrodescendentes.

Atravessando a fronteira, a cidade portuária de Valparaíso, no Chile, é considerada um patrimônio cultural da humanidade, tendo como um dos motivos suas variadas artes urbanas. O Cerro Barón, acessível pelo famoso elevador Polanco, é um verdadeiro museu ao ar livre, com grandes murais que decoram as fachadas das casas.

Arte à céu aberto | Foto: Divulgação/Civitatis
Arte à céu aberto | Foto: Divulgação/Civitatis

O mesmo acontece no Cerro Bellavista, acessível por transporte público, que de quebra ainda brinda o visitante com uma belíssima vista do porto e do Oceano Pacífico.

Mais ao norte da América do Sul, uma boa parada para admirar artes ao céu aberto é em Bogotá, na Colômbia. Essa capital é tida por alguns como a “Meca do Grafite”, devido a seus enormes e coloridos murais.

Pelo distrito de La Candelaria, o visitante conhece os principais exemplares desses murais, criados principalmente nos anos 80. Boa parte deles protestam contra a desigualdade e as injustiças sociais – uma bela maneira de aprender sobre a história local.

Street art em Bogotá, Colômbia | Foto: Divulgação/Civitatis
Street art em Bogotá, Colômbia | Foto: Divulgação/Civitatis

Confira também: História do Mercadão de Ribeirão ganha vida em série de vídeos

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!