Início Matérias Esportes Ciclismo estacionário é atividade saudável dentro de casa

Ciclismo estacionário é atividade saudável dentro de casa

O que você sabe dessa atividade que parece ter virado moda? Veja como o ciclismo estacionário pode colocar fim no sedentarismo e ajudar no condicionamento físico

Não tem mais como negar ou resistir: a pandemia trouxe todas as atividades para dentro de casa, inclusive o exercício físico. Olhando esse fato pela ótica do “copo meio cheio”, a necessidade de ter que adaptar as opções para o ambiente doméstico ampliou as possibilidades, criando até novas tendências, como o ciclismo estacionário.

A expressão, na verdade, é mais nova que a prática, também conhecida nas academias como spinning ou bike indoor. O que mudou foi que as bicicletas ergométricas foram levadas para casa, já que os espaços coletivos de exercício tiveram que fechar as portas em muitos momentos – como ainda é o caso em cidades como Ribeirão Preto, sob a Fase Emergencial do Plano São Paulo.

A treinadora Carol Ramos, que oferece oito tipos de curso nessa modalidade, garante que não faltam motivos para o aumento do interesse pelo ciclismo estacionário. Confira alguns dos principais benefícios para a saúde e a boa forma:

Ajuda a perder peso

De acordo com a especialista, o ciclismo estacionário queima cerca de 400 a 600 calorias em um treino intenso de 45 minutos, o que possibilita perder peso de forma saudável.

Dá para perder muitas calorias em casa | foto: divulgação
Dá para perder muitas calorias em casa | foto: divulgação

Gera resultados rápidos

Por ser um exercício de alto gasto calórico, a treinadora afirma que não é necessário muito tempo para perceber os resultados da pedalada. “Com o passar dos dias, será possível sentir mais disposição e condicionamento físico, menos estresse, mais energia e bom humor”.

Os resultados também podem ser vistos mais especificamente no corpo, em partes como as pernas, os quadris e os glúteos, já que essa atividade requer maior envolvimento de grupos musculares da parte inferior.

Estimula o organismo

Além de ajudar com o físico, o ciclismo em casa é um treino cardiovascular de alto nível e contribui para a saúde pulmonar e do coração. “Exercícios cardiovasculares, como andar de bicicleta, fortalecem o coração, os pulmões e os músculos”, afirma.

Favorece o controle de doenças

“Para quem deseja controlar o diabetes, o colesterol alto ou a pressão alta, a pedalada contribuirá muito no tratamento”, aponta Carol. Segundo ela, “o ciclismo melhora o fluxo de sangue e oxigênio por todo o corpo e baixa a pressão arterial, beneficiando a saúde de diversas maneiras”.

Vantagens do ciclismo indoor

Pensando mais além dos resultados no corpo, o ciclismo estacionário é uma atividade bastante democrática, por permitir níveis de resistência variados, sendo indicado, inclusive, para iniciantes, pessoas acima do peso e sedentárias.

“Por ser uma atividade sem levantamento de peso e relativamente mais leve, pedalar é alternativa para diminuir o risco de lesões devido ao desgaste nas articulações. As pessoas ainda podem se exercitar com velocidade baixa, média ou alta ou fazer um treino intervalado, aumentando a intensidade com segurança, na medida em que o nível de condicionamento físico melhora”, explica Carol.

Ciclismo estacionário é uma atividade democrática | foto: divulgação
Ciclismo estacionário é uma atividade democrática | foto: divulgação

A modalidade também acaba sendo relativamente mais segura, tanto comparado ao ciclismo em ambientes abertos, quanto para certos grupos, como o de grávidas.

“Uma bicicleta ergométrica fornece estabilidade para que a gestante não caia e contribui muito para a saúde dela e do bebê durante toda a gravidez. Mas, antes de pedalar, é seguro conversar com o médico para ter certeza”, orienta a treinadora.

Leia também: Corpo resistente, mente focada: os benefícios de lutar Muay Thai

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!