Início Colunas Qualidade de Vida Cansaço e audição

Cansaço e audição

Está se sentido fadigado ou indisposto? Esses sintomas podem estar relacionados a sua saúde auditiva!

A perda auditiva não causa apenas o efeito de ouvir menos. Ela provoca diversas consequências, como a dificuldade de interação social, que gera uma possível depressão. Um dos aspectos analisados que mais surpreende é a sua relação com o cansaço e a falta de disposição.

Um estudo feito pelo Departamento de Ciência da Audição e da Fala da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, constatou que os problemas auditivos podem, sim, causar fadiga severa e indisposição. As pessoas analisadas relataram aumento do cansaço e perda do vigor, o que pode ter a ver com o esforço feito para ouvir quando se está perdendo a audição.

A fadiga auditiva é caracterizada pelo cansaço extremo após algum desgaste físico ou mental, devido ao esforço feito para ouvir melhor. Somada ao estresse e à ansiedade que aumentam por conta dessa situação, existe uma sensação de esgotamento maior ao final do dia.

Curiosamente, o aumento de risco de fadiga e problemas de disposição parecem não estar relacionados com o nível de perda auditiva. Isso é: até uma perda auditiva leve pode causar as mesmas sensações de baixa disposição que uma perda auditiva severa.

Pequenas ações

Proteja-se sempre de grandes ruídos e evite situações que o deixe exposto a essa condição por muito tempo. Para lidar com o cansaço durante o resto do dia, faça pausas quando sentir que sua audição está sobrecarregada, pois a exposição em excesso a ruídos pode ocasionar uma redução temporária ou definitiva da capacidade auditiva.

Os aparelhos auditivos podem ser grandes aliados para melhorar a sensação de fadiga e indisposição, pois os usuários desfrutam de uma melhor qualidade de vida.

Dúvidas? Entre em contato conosco pelo telefone (16) 3941.3015. A Sonido fica na Rua Casemiro de Abreu, 576, no bairro Vilas Seixas, em Ribeirão Preto.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Flávia-Araújo-Santos_Coluna-Qualidade-de-Vida.png

Flávia Araújo Santos
Fonoaudióloga (CRFª 2 – 11.140)
no Centro Auditivo Sonido

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!