Início Matérias Esportes 'Beach tennis é um esporte muito democrático', avalia instrutora

‘Beach tennis é um esporte muito democrático’, avalia instrutora

Praticado ao ar livre e com pé na areia, o beach tennis conquistou de vez os brasileiros, sendo chamado até de “o esporte da pandemia

Trazendo elementos de outras quatro modalidades esportivas, o beach tennis chegou ao Brasil em 2008 e desde então ganhou uma legião de praticantes. Mas foi no último ano, durante a pandemia, que o esporte tomou conta de vez as areias do país, inclusive em cidades bem longe da praia. Mas qual o motivo de tamanha popularidade?

Em poucos meses, Fabiane ganhou quase 100 alunos | Foto: Amanda Pioli
Em poucos meses, Fabiane ganhou quase 100 alunos | Foto: Amanda Pioli

De acordo com Fabiane Vega, praticante e instrutora, o sucesso do beach tennis no país é consequência da diversão que ele proporciona, sendo fácil de aprender e podendo ser praticado por todos, inclusive por quem nunca jogou ou por aqueles que não são tão adeptos das atividades físicas.

“É um esporte que você aprende fácil, que não tem tanta técnica comparado ao tênis, por exemplo, e que dá para fazer em família, com todo mundo participando – homem, mulher, adulto, criança… todo mundo joga junto. É divertido, descontraído. E ele nasceu na praia – um lugar que você não precisa pagar para usar. Então, é um esporte muito mais democrático”, define a jogadora.

Embora já fosse praticante da modalidade, Fabiane começou a dar aulas em 2021 e, em apenas dois meses, já totalizou quase 100 alunos. Inclusive, segundo ela, o beach tennis é o esporte que mais cresce no Brasil e na Itália, onde o esporte nasceu.

As raízes do beach tennis

Muita gente fica surpresa ao descobrir que o beach tennis nasceu na Itália por volta de 1987, juntando elementos de outras quatro modalidades:

Raquetes de beach tennis | Foto: Amanda Pioli
Raquetes de beach tennis | Foto: Amanda Pioli
  • Badminton: altura da rede (1,7m)
  • Vôlei: dimensões da quadra (16mx8m)
  • Frescobol: raquetes (semelhança)
  • Tênis: regras da partida e nomes dos golpes/jogadas

Aos poucos, ele foi ganhando o continente europeu, com sua profissionalização tendo início em meados de 1996.

Em 2008, a modalidade finalmente cruzou o oceano Atlântico e chegou ao Brasil, desembarcando inicialmente nas cidades do Rio de Janeiro e de Santos, onde sofreu alguns ajustes relacionados aos equipamentos e regras.

Mas, apenas cerca de 5 anos depois, o beach tennis provou que, embora dependesse da areia, não precisava da praia, começando a ser praticado em Ribeirão Preto. Foi também em 2013 que a cidade recebeu sua primeira clínica da modalidade, realizada no Tennis Country Club, com instrução do italiano Alessandro Calbucci, número 1 no mundo.

Desde então, vários clubes e academias passaram a oferecer quadras de areia, assim como muitos condomínios. “Está todo mundo pedindo e é um investimento relativamente baixo, com manutenção fácil, em um espaço não tão grande”, destaca Fabiane.

Quadra de beach tennis | Foto: Amanda Pioli
Quadra de beach tennis | Foto: Amanda Pioli

Esporte da pandemia

Além de ser uma excelente opção para atingir condicionamento físico e cuidar da saúde, o beach tennis chamou atenção durante a pandemia por sua prática, em certa medida, respeitar as regras de distanciamento e higiene. Isso porque ele costuma ser praticado em quadras de areia a céu aberto, com no máximo 4 jogadores distribuídos em 16 metros de extensão.

“Muitas pessoas que moram em apartamento, por exemplo, queriam sair de alguma maneira e viram no beach tennis uma ótima oportunidade, já que ele também é muito seguro. Não tem contato físico, cada jogador tem sua raquete e a quadra é larga. Só em Ribeirão, durante a pandemia, eu conheci uns 5 lugares novos para jogar. Locais que já tinham espaço para vôlei de areia ou futevôlei migraram para o beach tennis, mas também existem espaços só para o esporte. Entre eles, o Kauai Sports é o maior, com 11 quadras de areia”, avalia a instrutora.

Quadras de areia do Kauai Sports, em Ribeirão Preto| Foto: Amanda Pioli
Quadras de areia do Kauai Sports, em Ribeirão Preto| Foto: Amanda Pioli

Leia mais: Esporte de verão ou que veio pra ficar? Descubra o beach tennis

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!