Automação residencial garante valorização do imóvel

POR Redação 28 de outubro de 2021
EDITORIAS QUE PODEM TE INTERESSAR

Ao contrário de ser visto como um gasto, a automação residencial é uma forma de valorizar o imóvel, além de oferecer mais praticidade e segurança no dia a dia

Presente em todos os aspectos de nossa vida, a tecnologia não deve ser vista mais como algo periférico ou um upgrade. Atualmente, se essas soluções forem integradas ao nosso dia a dia de forma inteligente, elas podem trazer retorno financeiro. É o caso da automação residencial que pode ser entendida como um investimento que resulta na valorização do imóvel.

Sistema de automação Lar Control é um investimento no imóvel | Foto: Divulgação
Quando a casa é automatizada, ela ganha praticidade, conforto, segurança e dá margem para economia| Foto: Divulgação

De acordo com Paulo Pereira, diretor comercial da Lar Control – Serviço de automação, quando a casa é automatizada, ela ganha praticidade, conforto, segurança e dá margem para economia em gastos recorrentes, como com água e luz, o que resulta em valor imobiliário.

“Na automação residencial, os aparelhos e os sistemas são conectados a uma central inteligente, sendo gerenciados e monitorados diretamente pelo smartphone, tablet ou computador. Mas, dependendo do tipo de automação, nem é necessária uma central; apenas conexão direta por wi-fi ou bluetooth. O sistema de automação residencial pode ainda ser controlado por voz”, explica.

Hoje, basicamente tudo o que é elétrico pode ser automatizado, inclusive os aparelhos mais antigos. Sendo assim, os principais sistemas que ganham automação são:

  1. Iluminação: nele, é possível controlar e acionar os interruptores, tanto para ligar quanto para desligar. Além de prática, essa ação resulta em economia, já que nenhuma luz fica acesa sem necessidade. O sistema de iluminação automatizado também permite o monitoramento do consumo de energia elétrica, detalhando o gasto energético de cada aparelho, bem como o consumo geral.
  2. Portas e janelas: à primeira vista, ele é um controle de luminosidade e ventilação, que proporciona mais conforto no ambiente. Contudo, essa automatização, que vale ainda para cortinas e persianas, garante maior segurança e privacidade aos ocupantes do imóvel.
  3. Sistema de água: o abastecimento pode ser monitorado e controlado, permitindo, por exemplo, o acionamento automático de irrigadores, torneiras, banheiras e chuveiros.

Breno Tesser, engenheiro da Lar Control, adverte, porém, que, tendo em vista o que se espera conseguir da automação residencial, é importante diferenciar automação de integração.

“Imagine que o objetivo seja climatizar a casa antes de chegar do trabalho. Para isso, basta um clique no celular, de onde o morador estiver. Isso é integração. Mas se ele quiser que o ar condicionado ligue todos os dias no mesmo horário, a uma temperatura pré-estabelecida, isso é automação; ou seja, a capacidade de programar e agendar ações para os diferentes equipamentos e sistemas da sua casa”.

Entender esses conceitos é essencial no momento de contratar um serviço ou comprar um produto.

Avenida Wladimir Meirelles Ferreira, 1.465 – Ribeirão Preto (SP)
(16) 9 9311.7353 / (16) 9 9730.5573
larcontrolrp@gmail.com
@larcontrol

Leia também: Energia solar: Investimento hoje, economia amanhã

TAGS
PUBLICIDADE
COMPARTILHE

COMENTÁRIOS

Johnny Santos - 8 meses atrás

Por aqui já estou me adaptando para nova realidade! Top demais

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATÉRIAS QUE VOCÊ PODE GOSTAR
PUBLICIDADE
COMPARTILHE