Início Matérias Educação Dia do Esportista: atividade física melhora aprendizagem

Dia do Esportista: atividade física melhora aprendizagem

Crianças e adolescentes que praticam esportes com frequência têm desempenho 20% superior ao dos alunos sedentários

Melhor capacidade de concentração, de fixar conteúdo, de raciocínio lógico e memória são alguns dos benefícios que a prática regular de exercícios físicos oferece aos jovens. Estudos mostram que incluir atividades físicas em sala de aula também pode melhorar o processo de aprendizagem.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, aponta que alunos que têm bom desempenho em exercícios físicos também obtêm melhores resultados em outras atividades escolares. Segundo o estudo, crianças e adolescentes que praticam esportes com frequência têm desempenho 20% superior aos alunos sedentários.

De acordo com Everton Souza, gerente do Colégio Marista Champagnat, “ao praticar atividades físicas, os alunos têm a vantagem de melhorar a saúde e diminuir o risco de doenças como obesidade, hipertensão arterial e doenças respiratórias. E essa prática deve começar desde cedo para que a criança se habitue aos exercícios”.

Escola + esporte = nota 10!

Além disso, é na escola que os alunos aprendem a importância de ter um estilo de vida mais saudável e equilibrado. O professor representa papel fundamental para dar esse incentivo aos seus alunos.

Nesse contexto, a atividade física favorece o desenvolvimento motor, contribui para a integração social e colabora com a autoconfiança do aluno. Ainda age na melhora da autoestima, contribui para que o estudante se expresse melhor e reduz o estresse.

Até mesmo breves interrupções durante a aula, para 10 minutos de exercícios físicos, podem contribuir para criar o hábito da prática de esportes. O relatório do Instituto de Medicina dos Estados Unidos confirma que crianças mais ativas prestam mais atenção, têm velocidade de processamento cognitivo mais rápido e obtêm melhores resultados nas provas.

Mas a prática de atividade física não possa ficar restrita ao ambiente escolar. Também cabe aos pais escolherem uma modalidade de esporte para seu filho praticar desde cedo e, assim, garantir aos pequenos um futuro mais saudável.

Patrocínio São Francisco - Portal Zumm 698x86

Leia mais: Supera Parque mapeia startups de Ribeirão e região
Assista também: Looks de verão para o trabalho

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!