Início Matérias Cultura Arte até debaixo d'água: Cannes ganha museu subaquático

Arte até debaixo d’água: Cannes ganha museu subaquático

Conhecida por sediar uma importante premiação de cinema, Cannes ganhou mais uma atração turística, dessa vez com esculturas surpreendentes que valorizam o ecossistema marítimo

Museus fazem parte da lista de lugares para visitar de qualquer apaixonado por viagem. Podem ser os de arte, os históricos, os de conhecimento… afinal, tem para todos os gostos. Tanto que agora tem até debaixo d’água! Quem for à França (assim que viajar pelo mundo for possível novamente) pode visitar e se aventurar no novo Museu Submerso de Cannes.

A instalação permanente é composta por seis esculturas faciais tridimensionais, com dimensões monumentais: cada uma tem mais de 2 metros de altura e pensam mais 10 toneladas. Iniciativa e obras são assinadas pelo ativista e escultor britânico Jason deCaires Taylor, que baseou suas criações em seis habitantes da cidade francesa em diferentes faixas etárias.

Museu Cannes | Foto: Jason deCaires Taylor/Divulgação
Museu Submerso de Cannes| Foto: Jason deCaires Taylor/Divulgação

Financiado pelo governo municipal, o projeto demorou pelo menos quatro anos para sair do papel. Mas muito além de ser uma nova atração turística para Cannes, seu objetivo é promover conscientização ambiental e valorizar o ecossistema marinho, inclusive beneficiando-o. Para isso, as obras são texturizadas para atrair a fauna e a flora local, as quais, segundo o artista em entrevista ao Architectural Digest, “produzem uma quantidade incrível de oxigênio”.

E, embora, para muita gente, possa parecer uma novidade sem igual, o museu no mar de Cannes, próximo à ilha de Sainte-Marguerite, não é a primeira instalação submersa de Taylor. Antes do Mar Mediterrâneo, ele já havia colocado suas esculturas nas águas das Maldivas e de Lanzarote (nas Ilhas Canárias). Seu próximo destino artístico deve seu o mar de Chipre, em 2022.

Cannes sob nova perspectiva

Museu Cannes | Foto: Jason deCaires Taylor/Divulgação
| Foto: Jason deCaires Taylor/Divulgação

Para visitar o Museu Submerso de Cannes, basta que a pessoa preencha dois requisitos: tenha um snorkel (equipamento que permite ver e respirar logo abaixo da superfície da água) e vontade de vivenciar a arte. O acesso ao local é gratuito.

As esculturas foram posicionadas entre 2 e 3 metros do nível do mar, que apresenta águas claras e rasas. Sendo assim, não é necessário ser expert em mergulho – mas vale ter alguma intimidade com o mar.

Como forma de respeitar o meio ambiente e garantir a segurança dos visitantes, não é permitido o trânsito de barcos na área, nem que eles atraquem a uma distância entre 84 e 132 metros da costa.

Leia também: Passaporte Covid: teste e vacina serão pré-requisitos de viagem?
Confira ainda: Com motorhome, casal planeja cruzar o continente e chegar ao Alaska

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!