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Aproveite o frio para potencializar seus treinos em casa

Fisioterapeuta dá dicas importantes para preservar o corpo durante essa época e, ao mesmo tempo, conseguir mais resultados com seus treinos em casa

Para muita gente, o frio acaba prejudicando a rotina dos treinos, seja por aquela preguicinha ou pelo corpo parecer mais “duro”. No entanto, as temperaturas mais baixas podem, na verdade, serem aliadas nas atividades, uma vez que proporcionam o aumento do nosso metabolismo. Além disso, existem evidências de que elas podem ajudar a reduzir a retenção líquida, comum nas épocas mais quentes.

Para quem investe em uma rotina de treinos em casa, algumas dicas podem ajudar a obter melhores resultados. “No frio, os músculos ficam mais contraídos, o que pode aumentar a chance de se ter uma lesão. No entanto, é uma excelente época para otimizar os resultados”, explica Aline Caniçais, fisioterapeuta dermatofuncional. Nesse sentido, a especialista dá três dicas importantes:

1. Aposte em treinos intensos

Com a temperatura mais baixa, o corpo tende a queimar mais calorias para manter a temperatura corporal. Pessoas sedentárias podem conseguir bons resultados se escolherem essa época para começar um programa de treinamento com exercícios físicos. Já para quem treina com regularidade, uma dica é adaptar a rotina e investir em atividades intensas e mais rápidas.

2. Invista em alongamentos e aquecimentos

Esforço ou peso em excesso, assim como movimentos realizados de forma inadequada, podem provocar lesões. O estiramento (que ocorre quando as fibras musculares se rompem quando a atividade física exige mais do que o corpo pode oferecer) pode ser evitado com alongamento e aquecimento pré e pós-treino.

3. Associe as atividades com tecnologia

Os treinos em casa podem ter como parceiros vários aplicativos, que mostram as melhores formas de praticar cada atividade. Existem ainda opções tecnológicas que potencializam os exercícios, como o Stim Care, um equipamento que promove contração muscular. Segundo Aline, quando associado à contração ativa da musculatura, ele proporciona resultados mais efetivos. Além disso, as correntes terapêuticas da ferramenta permitem melhora do desconforto pós-treino.

Leia também: 4 dicas para evitar lesões durante os treinos em casa
Assista: Aula de Pilates

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