Início Colunas Cirurgia Plástica Antonio Melo entrevista: transplante capilar

Antonio Melo entrevista: transplante capilar

Convidei meu colega, o dermatologista Dr. Renato Soriani, da Clínica Renascence, para uma conversa sobre os tratamentos para a calvície. Junto com a Dra. Lilian Brasileiro, ele é uns dos maiores especialistas da área

Quais são as principais novidades no tratamento clínico da calvície?

O Minoxidil, substância classicamente utilizada em soluções para aplicação no couro cabeludo, atualmente pode ser utilizado por via oral, apresentando excelentes resultados. O medicamento sincroniza o ciclo capilar, reduz a queda e pode promover o aumento da densidade e da massa do cabelo. No entanto, a determinação da dose ideal para cada paciente é um ponto fundamental para o sucesso do tratamento. Dessa forma, seu uso deve ser supervisionado por um médico com experiência.

Tratamentos hormonais não costumam ser bem aceitos por alguns homens. Há fundamento para isso?

A finasterida, por exemplo, é um medicamento seguro e eficaz contra a calvície. No entanto, uma pequena parcela dos seus usuários realmente pode apresentar redução do desejo sexual. Nesses casos, tratamentos alternativos podem ser propostos ou um acompanhamento especializado com reavaliações e exames periódicos.

Quais as principais tecnologias utilizadas hoje no tratamento da calvície?

Os LEDs e os lasers de baixa energia, o microagulhamento robótico e a microinfusão de medicamentos no couro cabeludo são os principais. Essas tecnologias podem ser utilizadas antes dos implantes para otimizar os resultados ou alguns meses após a realização para garantir a manutenção dos mesmos.

Qual a importância da integração da abordagem clínica e da cirúrgica nos casos de calvície?

O tratamento clínico, em alguns casos, não consegue atingir os resultados obtidos pelo implante. Este, por sua vez, promove um resultado pontual que precisa ser mantido. Nesse sentido, o tratamento clínico é fundamental. Resumindo, não importa por qual tipo de tratamento o paciente comece: os dois, principalmente quando executados de forma integrada, podem oferecer resultados muito satisfatórios.

Dr. Antonio Melo (CRM 121681/RQE 61689)
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar
www.clinicamelo.com
Instagram: @clinicamelo_

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!