Início Matérias Saúde Alcaçuz: conheça 13 benefícios da raiz

Alcaçuz: conheça 13 benefícios da raiz

Com propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, a raiz é utilizada para fins medicinais há 7 mil anos

O alcaçuz é uma raiz com aroma e sabor semelhantes à erva-doce, encontrada na Ásia e Sul da Europa. Por apresentar propriedades antimicrobiana e anti-inflamatória, o produto é utilizado na medicina há 7 mil anos. Além disso, contém muitos nutrientes, que trazem benefícios à saúde. Você sabe quais são eles?

  1. Problemas digestivos: a raiz de Alcaçuz ameniza desconfortos no sistema digestivo, reduz inflamações, melhora as funções do estômago e atua como laxante natural.
  2. Imunidade: o extrato do Alcaçuz aumenta a produção de células brancas no corpo, além de ser ótimo combatente de alergias e doenças autoimunes.
  3. Dor: em quantidades adequadas, a raiz tem função analgésica. Quando é combinada com a canela, alivia dores musculares.
  4. Diabetes: estudos demonstram a redução do índice de açúcar no sangue, quando há uso do Alcaçuz, auxiliando no tratamento da diabetes.
  5. Câncer: apesar dos poucos estudos sobre o tema, resultados efetivos já mostraram que os flavonoides presentes na raiz são capazes de matar células cancerosas.
  6. Depressão: A utilização de ácido glicirrízico, presente no Alcaçuz, controla a secreção de cortisol das glândulas suprarrenais, aliviando a ansiedade, fadiga e estresse. Além de conter asparagina, aminoácido que auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso.
  7. Diurese: o chá da raiz tem ação diurética, eliminando excesso de líquido e sais minerais, além de ser um ótimo antioxidante.
  8. Coração: o Alcaçuz reduz a porcentagem do colesterol prejudicial no sangue, inflamações cardiovasculares e previne danos nos vasos sanguíneos.
  9. Higiene Oral: o gargarejo com água da raiz previne cáries, doenças bucais e mau hálito.
  10. Sistema Respiratório: devido à ação anti-inflamatória, o Alcaçuz é um ótimo agente contra resfriados, tosses, bronquites e asma.
  11. Perda de peso: combinar a raiz com uma rotina de exercícios, reduz a quantidade de gordura no corpo.
  12. Pele: a raiz elimina inflamações e irritações na pele, como a dermatite atópica, quando combinada com o leite, é um ótimo agente contra pele seca e espinhas.
  13. Cabelo: o óleo de Alcaçuz é um ótimo agente contra a queda de cabelo e reparação dos fios danificados. Além de prevenir inflamações no couro cabeludo.

O alcaçuz está contraindicado para grávidas, lactantes e pacientes com anemia, pressão alta, glaucoma, problemas cardiovasculares ou que usam anticoncepcionais e remédios para reposição hormonal.

Leia também: Aliados da beleza: Confira a lista de alimentos que fazem bem a saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!