Início Matérias Cultura Água é protagonista de exposição audiovisual no RibeirãoShopping

Água é protagonista de exposição audiovisual no RibeirãoShopping

A partir de 5 de outubro, a Fundação do Livro e Leitura promove a mostra “Água Nossa de Cada Dia” no Centro de Eventos

Dando continuidade à programação da 20ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza de 5 a 12 de outubro uma nova exposição audiovisual que tem como tema principal a Utopia da Água. A entrada é gratuita.

Em Água Nossa de Cada Dia, montada no Centro de Eventos do RibeirãoShopping, a proposta é reunir projeções audiovisuais, dança, música e contações de histórias, a partir da interatividade de três obras literárias: A água e a águia, de Mia Couto; Não verás país nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão; e Vinte mil léguas submarinas, de Júlio Verne.

A programação contará com quatro horários de visitação: 15h, 17h, 18h30 e 20h, seguindo protocolos propostos prescritos por órgãos competentes, por conta da pandemia.

Trata-se de um espetáculo imersivo e lúdico que será guiado pelos personagens Senhor Escafandro, Dr. Guarda-Chuva e a turma dos mergulhadores, que levarão os participantes a uma viagem sobre o universo da água, por meio de projeções audiovisuais.

“Vamos animar um livro do Mia Couto, fazer uma reflexão dos 40 anos da obra ‘Não verás país nenhum’ e teremos um momento bem lúdico – além de didático, com o livro Vinte mil léguas submarinas. A ideia é celebrarmos o Dia das Crianças para que as famílias assistam ao espetáculo com toda a segurança e cuidados sanitários”, apresenta Adriana Silva, curadora da Fundação.

A presidente da entidade, Dulce Neves, explica que a exposição Água Nossa de Cada Dia é um projeto educativo e que mostra a utopia da água através de uma viagem literária.

“É um passeio para toda família que visa despertar o público para a conscientização ambiental e tratar de um tema tão atual e importante como a água. A nossa missão primordial é fomentar a leitura e a valorização cultural local, para atrairmos cada vez mais pessoas para o universo literário e, desta vez, será com uma produção audiovisual imersiva”, explica.

A programação inclui também uma agenda recheada com contação de histórias que acontecerá na Praça de Eventos B, inspiradas em três obras infantojuvenis: Terra Costurada com Água, de Lucia Hiratsuka; Água… o tesouro da terra, de Andréa Avelar; e Pablo e o ciclo da água, de Raquel Ribeiro e Andréia Vieira.

As contações serão realizadas diariamente às 14h, 16h e 19h e serão interpretadas por Monalisa Machado, Lorena Ramos e Poliana Savegnago.

Água Nossa de Cada Dia

Exposição Audiovisual
Horário: 15h, 17h, 18h30 e 20h

Festival de Contação de Histórias
Horário: 14h, 16h e 19h

Data: 5 a 12 de outubro
Local: Centro de Eventos do RibeirãoShopping (Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540)

Entrada gratuita

Leia também: Séries dão boas dicas de como cuidar das finanças pessoais

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!