Liderando inovações no currículo escolar, o Ateneu forma alunos de maneira integral e contínua, fazendo parte de suas vidas mesmo após formados
A educação que crianças e jovens recebem hoje definitivamente estabelecerá as bases de suas vidas futuras, de forma que, para serem firmes, os aprendizados precisam ir muito além dos livros didáticos. A maneira com que são acolhidos, que aprendem a acolher e, principalmente, como lidam com seus próprios sentimentos farão toda a diferença para escolhas assertivas.
Entendendo essas necessidades com pioneirismo, o Ateneu Barão de Mauá adotou disciplinas de educação socioemocional há mais de 10 anos. “Muito antes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propor o tema, já trabalhávamos com inteligência socioemocional. Até o 9º ano, aplicamos o material da Escola da Inteligência. E agora, a partir de 2024, vamos adotar um novo material para abordar o tema no Ensino Médio. Ou seja, aplicado na escolha de profissões e da elaboração de uma agenda de estudos”, explica Vera Carlotti, diretora do Ateneu, que conta com turmas de Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio, baseados no material Anglo.
Assim, algo ainda visto como inovação, já é tradição no Ateneu, devidamente consolidado entre os alunos, nos quais é possível notar os resultados “Sentimos uma mudança nos relacionamentos dentro da sala, com os colegas, os professores e funcionários, durante os intervalos. Inclusive, percebemos a diferença do aluno que já está com a gente e aquele que chega de fora e é inserido na turma, já que a nossa escola tem muito a característica de acolhimento”, explica Vera, reconhecendo que esse é um dos motivos por que a maioria dos alunos que entra no maternal do Ateneu permanece até a conclusão do Ensino Médio – e, não raramente, em anos seguintes. “Mais velhos, eles voltam à escola trazendo os filhos, assim como muitas pessoas formadas aqui hoje fazem parte do corpo docente”, conta Marta Fiori, professora e coordenadora.
Outro aspecto positivo da educação socioemocional é o autoconhecimento, pelo qual o aluno aprende a lidar com as suas emoções e gerenciá-las melhor. “Toda a parte organizacional, de agenda, calendário, conteúdo, é importante. Mas esse fortalecimento das emoções é essencial. Inclusive, o índice de aprovações dos alunos da 3º série aumentou a partir da inclusão desse trabalho. E temos ainda a vantagem de ter um Centro Universitário nos apoiando e oferecendo os seus laboratórios”, detalha Marta. Ela ressalta que, assim como o trabalho socioemocional contínuo, o inglês é desenvolvido desde os primeiros anos da Educação Infantil, a partir de um material que propõe a aprendizagem da gramática na prática.
O Ateneu também reconhece a importância do exercício físico na vida dos alunos, oferecendo várias atividades extradesportivas no contra-turno, já incluídas na mensalidade escolar. Variando de acordo com a faixa etária, existem opções de aulas de natação, handebol, futsal, basquete, vôlei, judô, danças e ginástica artística, desenvolvidas em locais específicos, conforme a modalidade. “Somos uma escola tradicional, mas inovadora e acolhedora. Estamos de portas abertas para que novos pais e alunos venham conhecer de perto a educação transformadora que oferecemos”, convida a diretora.
Crescendo juntos
“Desde quando entrei na escola, no 5º ano, todos os momentos têm sido incríveis, me proporcionando muito conhecimento e amizades que com certeza levarei para a vida toda! O nosso ambiente escolar é totalmente acolhedor e os colaboradores são superatenciosos! Tenho muito orgulho de ser uma aluna Ateneu!”
Carol Pires Bianchi de Andrade, aluna do 9º ano
“Quando fui transferida para o Ateneu, conheci a professora Vera que, com seu jeito especial de ensinar matemática, me ensinou a gostar da matéria. Além disso, fiz grandes amigos que levo comigo até hoje e foi lá que conheci meu marido, Fabiano. Hoje, somos uma família e o nosso filho, João Antônio, inclusive cursa a Educação Infantil no Ateneu. Aquela fase gostosa do período escolar foi a base para o nosso futuro”.
Renata Jorge Carlomagno, ex-aluna (na foto, ao lado de Fabiano Giacometti de Souza, ex-aluno)
Acolhimento é base da educação transformadora do Ateneu
Liderando inovações no currículo escolar, o Ateneu forma alunos de maneira integral e contínua, fazendo parte de suas vidas mesmo após formados
A educação que crianças e jovens recebem hoje definitivamente estabelecerá as bases de suas vidas futuras, de forma que, para serem firmes, os aprendizados precisam ir muito além dos livros didáticos. A maneira com que são acolhidos, que aprendem a acolher e, principalmente, como lidam com seus próprios sentimentos farão toda a diferença para escolhas assertivas.
Entendendo essas necessidades com pioneirismo, o Ateneu Barão de Mauá adotou disciplinas de educação socioemocional há mais de 10 anos. “Muito antes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propor o tema, já trabalhávamos com inteligência socioemocional. Até o 9º ano, aplicamos o material da Escola da Inteligência. E agora, a partir de 2024, vamos adotar um novo material para abordar o tema no Ensino Médio. Ou seja, aplicado na escolha de profissões e da elaboração de uma agenda de estudos”, explica Vera Carlotti, diretora do Ateneu, que conta com turmas de Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio, baseados no material Anglo.
Assim, algo ainda visto como inovação, já é tradição no Ateneu, devidamente consolidado entre os alunos, nos quais é possível notar os resultados “Sentimos uma mudança nos relacionamentos dentro da sala, com os colegas, os professores e funcionários, durante os intervalos. Inclusive, percebemos a diferença do aluno que já está com a gente e aquele que chega de fora e é inserido na turma, já que a nossa escola tem muito a característica de acolhimento”, explica Vera, reconhecendo que esse é um dos motivos por que a maioria dos alunos que entra no maternal do Ateneu permanece até a conclusão do Ensino Médio – e, não raramente, em anos seguintes. “Mais velhos, eles voltam à escola trazendo os filhos, assim como muitas pessoas formadas aqui hoje fazem parte do corpo docente”, conta Marta Fiori, professora e coordenadora.
Outro aspecto positivo da educação socioemocional é o autoconhecimento, pelo qual o aluno aprende a lidar com as suas emoções e gerenciá-las melhor. “Toda a parte organizacional, de agenda, calendário, conteúdo, é importante. Mas esse fortalecimento das emoções é essencial. Inclusive, o índice de aprovações dos alunos da 3º série aumentou a partir da inclusão desse trabalho. E temos ainda a vantagem de ter um Centro Universitário nos apoiando e oferecendo os seus laboratórios”, detalha Marta. Ela ressalta que, assim como o trabalho socioemocional contínuo, o inglês é desenvolvido desde os primeiros anos da Educação Infantil, a partir de um material que propõe a aprendizagem da gramática na prática.
O Ateneu também reconhece a importância do exercício físico na vida dos alunos, oferecendo várias atividades extradesportivas no contra-turno, já incluídas na mensalidade escolar. Variando de acordo com a faixa etária, existem opções de aulas de natação, handebol, futsal, basquete, vôlei, judô, danças e ginástica artística, desenvolvidas em locais específicos, conforme a modalidade. “Somos uma escola tradicional, mas inovadora e acolhedora. Estamos de portas abertas para que novos pais e alunos venham conhecer de perto a educação transformadora que oferecemos”, convida a diretora.
Crescendo juntos
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