Início Matérias Gourmet Combinações irresistíveis com chocolate, segundo um expert

Combinações irresistíveis com chocolate, segundo um expert

Será que existe um sabor que combina melhor com chocolate? Ou não tem como errar? Fomos consultar um especialista no assunto para encontrar a resposta

A expressão o céu é o limite costuma ser aplicada quando falamos de combinações de sabores com chocolate. Esteja ele no seu estado mais puro, como acompanhamento de uma bebida, ou tendo em sua própria composição elementos diferentes – de frutas a biscoitos –, dá para achar de tudo. Mas, entre tantas opções, existe uma combinação melhor?

De acordo com Mario Biagi Carvalho, sócio proprietário da Le Bonbon, especializada em chocolates especiais, até existem algumas “regras” para harmonização, mas, no fim, o mais importante é a reação provocada no paladar de cada um. “A tendência hoje é não respeitar tanto as regras e criar harmonizações que sejam possíveis e que agradem o paladar de quem for degustar”, conta.

Combinações de sabores com chocolate | Foto: Divulgação
Combinações de sabores com chocolate | Foto: Divulgação

Mas o interessante de pensar combinações mais além (e com alguém entendido) é a chance de expandir seus horizontes de sabores. Por exemplo: chocolate é tradicionalmente associado a oleaginosas, como avelã, amendoim, amêndoa e nozes. Ótimo! Mas você sabia que as qualidades dessa união podem ser ainda mais valorizadas com o acréscimo de um sabor cítrico?

“Uma harmonização bem interessante é associar com um cítrico e uma oleaginosa. Exemplo são as lascas de chocolate com damasco e amêndoas. E eu pessoalmente gosto muito de frutas cítricas com chocolate meio amargo”, conta Carvalho, que indica doce de casca de laranja e limão para harmonizar.

Chocolate e álcool

Quanto à harmonização do chocolate com bebidas alcoólicas, Carvalho explica que ela costuma ser feita de duas formas: por similaridade, quando um tipo mais doce é combinado a uma bebida doce; ou por contraste, usando um produto com menos açúcar e mais massa de cacau.

“A cachaça é um bom exemplo disso, quando combinada com chocolate ao leite ou meio amargo. Outras bebidas indicadas para harmonização com chocolate são o rum, o vinho do Porto, o vinho tinto e até mesmo a cerveja”, revela.

Caipiroska de chocolate | Foto: Divulgação
Caipiroska de chocolate | Foto: Divulgação

Dica de expert:
“Uma receita muito interessante, publicada no site da Absolut, é a Caipiroska de chocolate. Para ela, você vai usar 1 limão, gelo triturado, ½ dose de licor de chocolate, ¼ parte de suco de limão e 1 dose de Vodka Absolut. Macere o limão no copo, adicione o gelo, o licor de chocolate, o suco de limão e a Vodka e misture bem. Tem tudo a ver com nosso clima”.

Saiba mais: Você sabe como identificar um chocolate de qualidade?

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!