Início Matérias Mercado Networking é essencial para carreira e negócios. Entenda!

Networking é essencial para carreira e negócios. Entenda!

Traduzida como “rede de contatos”, a prática de networking ajuda a ampliar conhecimentos e experiências entre profissionais

Com o surgimento de diferentes redes sociais digitais, a conexão entre pessoas ficou ainda mais fácil, aumentando a relevância do networking. A prática, também conhecida como “rede de contatos”, nada mais é que uma troca, na qual são compartilhadas informações, conhecimentos e experiências entre profissionais.

Ela acaba sendo a chave para a criação de uma relação de confiança em longo prazo. A construção de um vínculo, quando feito da maneira certa, faz com que as pessoas sejam lembradas e consigam ampliar seus negócios. 

Um caminho para se relacionar

Fernando Augusto de Lara Barbosa e Rafael Souza | Foto: Rafael Cautella

O Linkedin é uma plataforma dedicada especialmente para essa prática e tem se fortalecido muito nos últimos anos. No site, é possível encontrar pessoas conhecidas para se conectar, além de usuários que possam ser interessantes dentro da sua área de atuação.

“Atualmente, também temos a força que o Telegram e o Whatsapp vêm criando, a partir de grupos de discussão”, lembram Rafael Sousa e Fernando Augusto, co-fundadores do Conecta Ribeirão.

Trabalhar de maneira correta e constante é o grande segredo para ampliar o seu negócio e seu conhecimento. “Quem usa o networking corretamente é mais lembrado e, assim, pode conseguir mais oportunidades de crescimento”, completa Fernando Augusto. Para quem gosta de aprender com exemplos práticos, ele recomenda a série Suits.

Networking é comunicação

Além de se conectar e utilizar as redes sociais como uma ferramenta otimizada, é preciso cultivar os relacionamentos criados. Demonstrar interesse, conversar sobre os detalhes de um projeto e engajar com publicações da sua área são maneiras que, “com o tempo, as pessoas vão procurar você para pedir alguma indicação. Quando chegar a esse ponto, é sinal que você está no caminho certo”, avalia Fernando Augusto.

Ainda para se destacar nesse contexto profissional, a recomendação é investir em você. Cursos, especializações e certificados são uma boa base para construir autoridade e, com isso, mostrar as suas mais diversas qualificações. Além disso, trabalhar na oratória é fundamental para apresentar as informações e construir um diálogo sólido. Saber controlar as emoções e criar laços usando a empatia são importantes também.

Leia também: Será que seu negócio precisa de uma assessoria de imprensa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!