Início Matérias Arquitetura, decoração e paisagismo 6 espécies de plantas indicadas para cultivar em apartamento

6 espécies de plantas indicadas para cultivar em apartamento

Descubra quais plantas são ideais para purificar e trazer mais vida ao ambiente, sem ocupar tanto espaço ou exigir uma estrutura complexa

Se você mora em apartamento e sonha em ter uma jardim, uma notícia boa: é possível sim cultivar lindos vasos de plantas mesmo com pouco espaço. O único “porém” é que, antes de sair comprando qualquer planta só porque é bonita, é preciso conhecer um pouco das espécies, para avaliar quais são as mais indicadas ao ambiente que você oferecerá a elas.

“Tudo interfere na escolha da verdinha para dentro da sua casa. Por exemplo, a quantidade de sol que incide ou o tempo em que ela passa na sombra. Com essa dica, você já sabe se as plantas vão para a sacada ou para dentro da sua casa, a partir da análise do sol, da sua intensidade e dos horários para não errar na escolha”, explica Ana Boldrini, floral designer do ateliê Floriá.

Segundo ela, inserir plantas dentro de casa (entendida aqui como “lar”) pode mudar a cara do ambiente e, muitas vezes, ajuda a transformar todo o clima do local. Por isso, ela separou algumas espécies que podem ser cultivadas facilmente em apartamentos ou espaços pequenos e sombreados. Confira:

Plantas de meia sombra

“Esses são os tipos de plantas que gostam do sol apenas no período da manhã e no fim da tarde. Caso o sol bata diretamente nelas, elas murcham”, explica Ana.

Samambaia

A samambaia é uma das plantas meia sombra mais usadas na decoração de casa. Por conta de suas folhas longas e pendentes, geralmente bem volumosas, você pode colocá-las em vasos suspensos. Mas evite posicioná-las em lugares que batem muito vento, já que isso acaba queimando as folhas mais jovens.

Ciclanto

O Ciclanto possui folhas grandes e exuberantes. Por ser uma planta nativa da Floresta Amazônica, essa espécie aprecia o clima quente e não se desenvolve bem em regiões de clima frio. Sendo assim, é preciso deixar seu solo sempre úmido para que permaneça bonita.

Peperômia

Outra planta que também gosta de sombra e umidade, ela possui aspecto delicado, em formato de coração. É ótima para plantio em jardim vertical ou vasos suspensos.

Plantas de sombra

“São aquelas que têm como habitat natural a sombra total; precisam apenas da luminosidade indireta para desenvolverem. No entanto, isso não quer dizer que precisem ficar na escuridão”, alerta a floral designer.

Espada de São Jorge

A espada de São Jorge é uma planta que gosta de sombra e exige pouca manutenção no dia a dia. Super resistente, ela prefere locais meia sombra, mas, caso você não tenha iluminação alguma no ambiente, também é possível cultivá-la.

Antúrio

O Antúrio é muito utilizado em vasos e jardins. Embora não possa ter contato direto com o sol, é importante deixá-lo na meia sombra, em ambientes indiretamente iluminados. Além disso, depende de regas frequentes, mas que não encharquem suas folhas.

Lírio da paz

O Lírio da paz é originário da América Central e está entre as plantas de sombra com flores mais procuradas por conta de sua beleza e fácil cultivo. Sua umidade deve ser moderada; portanto, deve-se evitar o prato com água sob o vaso.

Leia também: Aprenda a cuidar das plantas do seu jardim
Assista: Beleza tem padrão? | Zumm Play

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!