Início Matérias Educação 5 maneiras de ensinar inglês para as crianças

5 maneiras de ensinar inglês para as crianças

Existem alguns métodos simples e aplicavéis no dia a dia para tornar o inglês mais fácil – tanto para quem aprende quanto para quem ensina

Existem muitas teorias sobre a melhor idade para se aprender inglês. Estudiosos enfatizam que quanto mais cedo a criança tiver contato com o idioma, mais rápido será para assimilá-lo e dominá-lo.

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) divulgou um estudo que aponta que a idade ideal para o aprendizado de uma 2ª língua é aos 10 anos. Segundo o levantamento, até os 17, o cérebro está em formação e, a partir dessa idade, torna-se mais complexo o processo de proficiência em um novo idioma. Portanto, da infância à adolescência, aprende-se muito melhor.

Mas, então, como aproveitar esse período para haja o aprendizado? Existe alguma forma de estimulá-las a aprender inglês?

Segundo Márcio Cafezeiro, diretor pedagógico, existem 5 maneiras de ensinar inglês às crianças que podem ser bastante proveitosos. Confira:

1. Desenhos animados

Assim como livros ilustrados e gibis, os desenhos animados podem ser fundamentais na assimilação de novas palavras em inglês. Por meio deles, a atenção da criança acaba sendo totalmente captada, pois, naturalmente, ela prestará atenção para entender a história. Há canais de conteúdo infantil no YouTube que estimulam o aprendizado, sendo um bom passatempo para alguns momentos do dia.

2. Jogos

Jogos são responsáveis por estimular o entretenimento e a concentração das pessoas, o que acaba gerando uma boa oportunidade para aprender. Com os desafios e tentando compreender melhor as orientações, os aprendizes tentarão interpretar corretamente os termos – isso, inclusive, incentiva um aprendizado mais rápido e eficaz. O PlayKids App, por exemplo, é uma plataforma que pode ser uma enorme aliada nesse processo, já que dá a oportunidade de encontrar diversos jogos e livros digitais em inglês. Ele está disponível para Android e iOS.

3. Leitura

Uma das etapas mais importantes para se aprender um idioma novo é a leitura. Por meio dela, conseguimos assimilar melhor as situações do cotidiano e passamos a entender diversos contextos. Portanto, é de extrema importância estimular na criança o hábito de ler gibis ou livros infantis ilustrados em inglês. De início, pode ser que ela nem compreenda tudo, mas, logo, começará a fazer as conexões entre o desenho e as falas. Assim, se acostumará com a nova língua e desenvolverá, cada vez mais, a compreensão textual.

4. Cursos

Como já falamos, a partir dos 10 anos, o aprendizado da criança se dá de maneira bastante eficiente. Além disso, por ser um período da vida em que a criança tem bastante tempo disponível, é ótimo ela estar inserida em contextos diferentes, especialmente com um novo idioma. Por isso, um curso pode ser uma ideia bem legal! Mas tenha em mente que ele precisa ser o mais personalizado possível, levando em conta as necessidades de ensino de cada um.

5. Participação e comunicação

Nada gera mais conexão com uma criança que ter os responsáveis pelo ensino realmente envolvidos na jornada de aprendizagem. Com esse estímulo, ela se sentirá mais importante e engajada no processo educativo. Esteja presente para ajudar em dúvidas pontuais sobre palavras, expressões e lições de casa.

Leia também: Retorno presencial às aulas: como lidar com os riscos?
Assista: Como usar tons neon?

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!