Conhecer a proposta pedagógica, o corpo docente e os valores de cada escola são pontos fundamentais a serem ponderados antes de tomar a decisão
O fim do ano marca não só a conclusão de um ciclo, como, ao mesmo tempo, o início de uma nova fase: a busca pela 1ª ou de uma nova escola para os filhos. É um momento de grande dúvida e apreensão dos pais, já que envolve muitos aspectos e possui grande significado na vida familiar.
É claro que fatores como localização, preço e espaço são relevantes na hora de escolher uma instituição. Mas há outras informações essenciais que devem ser consideradas, como a proposta pedagógica para 2021, a formação da equipe de docentes e colaboradores, e os valores que o colégio defende. Todos esses são fatores fundamentais para se ter bons resultados no processo ensino-aprendizagem.
De acordo com Roberta Fardin Bianchi, diretora do Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto, a decisão por uma escola tem que ser bem pensada e ponderada.
“É preciso avaliar a questão financeira, porém, os valores que são indispensáveis para a família devem realmente prevalecer na escolha. A formação será determinante na formação das crianças”, avalia.
A seguir, confira 5 dicas dadas pela diretora para ajudar pais e responsáveis a tomarem essa decisão:
1. Valores
Avaliar se os valores da escola coincidem com os familiares é primordial. Como o colégio aborda a religiosidade, a excelência acadêmica, a formação humana, entre outros pontos, são aspectos importantes na hora de escolher.
2. Metodologia
Entender como é a abordagem pedagógica da escola, ou seja, quais as técnicas que serão usadas para ensinar precisa estar na lista. Além disso, conhecer o espaço físico da sala de aula e como é usado, os tipos de avaliações realizadas e quem as elabora são outros pontos a se considerar. Nesse quesito, tem ainda como é o uso da tecnologia, como é feito o apoio pedagógico e a orientação de estudos.
3. Formação da equipe
Os professores e os colaboradores da escola devem ser capacitados para as atividades que exercem. Também é interessante avaliar como acontece o processo de formação continuada da equipe para o desenvolvimento do trabalho pedagógico.
4. Equipe experiente
A formação dos professores é algo que deve pesar na escolha da instituição de ensino. Avalie qual é a política de seleção da equipe, qual o nível de educação mínimo exigido e se há investimento na continuidade dos estudos para que se mantenham atualizados.
5. Escola integral
Se seu filho precisa passar mais de um período na escola, lembre-se de conhecer as atividades oferecidas no contraturno, a exemplo da organização dos estudos e os projetos. Aulas especiais e extracurriculares também precisam ser conhecidas, já que são igualmente importantes para a formação da criança.
Feitas todas as avaliações e escolhida a escola que melhor se adequa a realidade da família, é interessante visitar o colégio em momento de funcionamento das atividades. Isso permite checar se a realidade está de acordo com as promessas e pode ser decisivo para efetivar a matrícula.
Leia ainda: Jogos de cartas unem doses certas de educação e diversão
Assista também: A moda brasileira pós pandemia