Início Matérias Esportes 4 dicas para evitar lesões durante os treinos em casa

4 dicas para evitar lesões durante os treinos em casa

Como alternativa para se manterem ativas no período de isolamento social, as pessoas recorrem aos treinos em casa, mas, às vezes, esquecem alguns cuidados essenciais

Um dos segmentos mais afetados pelo isolamento social, foi o setor de academias e esportes. No entanto, empresas como Cia. Athletica entraram para o mundo virtual e atingiram milhões de pessoas com aulas virtuais. O cuidado de quem faz os treinos em casa, porém, precisa ser redobrado. Isso porque os exercícios estão sendo feito em ambiente inadequado e sem acompanhamento de um educador físico. 

A fim de evitar lesões musculares nessas circunstâncias, o fisioterapeuta Alexandre Urso, especialista em reabilitação esportiva, selecionou 4 cuidados essenciais. Pronto para começar?

Você e seu corpo

1. A quarentena pode ser uma motivação para aqueles que não se exercitam porque não têm tempo. Nesse casos, o cuidado precisa ser redobrado, uma vez que o seu corpo não está preparado fisicamente. Se você for começar agora, observe a carga e não tente fazer algo que seu corpo não suporta. É normal sentir um cansaço muscular nos primeiros dias. Mas se a dor for muito forte, é necessário suspender exercícios na região lesionada.  

2. Se você estiver recebendo as instruções por vídeo, assista uma vez antes de executar o movimento. Tente manter a postura de maneira adequada, não compense o peso e, quando possível, faça o exercício em frente à um espelho. As principais regiões em que deve-se evitar sobrecarregar são pescoço, coluna e joelhos. 

3. Tente fazer com perfeição os exercícios. Tenha consciência do seu corpo e como ele está se posicionando. Caso tenha dificuldade, observe melhor antes de executar. Durante a execução, observe como seus músculos se comportam e se você sente sobrecarga em algum local do corpo. 

4. Durante os treinos em casa para os braços, evite contrair o músculo trapézio (entre o pescoço e o braço) e movimentos projetando a cabeça à frente. Já quando for realizar exercícios para as pernas, não deixe o joelho desviar do eixo do corpo – sempre tente deixar o joelho na mesma linha do ombro.

Leia mais: Pilates: mentiras x verdades
Assista também: Aula de Pilates

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!